Na última terça (5), o Athletico empatou em 1 a 1 com o Libertad, no Paraguai, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores, e, por ter vencido a primeira partida por 2 a 1, na Arena da Baixada, se classificou às quartas de final da competição. Como o Estudiantes eliminou o Fortaleza, agora os argentinos serão os próximos adversários do Furacão no mata-mata. E a Conmebol já definiu as datas e horários das decisões.

Conforme divulgado inicialmente pelo GE, o Athletico encara o Estudiantes no dia 4 de agosto (quinta-feira), às 21h30, na Arena, pelo jogo de ida das quartas da Libertadores, e, na quinta seguinte , dia 11 de agosto, às 21h30, visita os argentinos no Jorge Luís Hirschi, valendo vaga na semifinal. Vale lembrar que essa será a primeira vez que as equipes se enfrentarão na história. Caso o Furacão avance à próxima fase do torneio, encara o vencedor entre Atlético-MG e Palmeiras.

O Athletico terminou na 2ª colocação do Grupo B da Copa Libertadores com 10 pontos, mesma pontuação do líder Libertad, que tinha um saldo de gols superior, deixando para trás The Strongest, da Bolívia, e Caracas, da Venezuela. Já o Estudiantes foi o líder do Grupo C com 13 pontos, seguido de Vélez, da Argentina, Nacional, do Uruguai, e Red Bull Bragantino. Nas oitavas de final, empatou em 1 a 1 com o Fortaleza, no Brasil, e venceu por 3 a 0, em casa.

Invicto na Libertadores desde a chegada de Felipão, o Athletico voltou a fase de quartas de final depois de 17 anos, já que só passou pelas oitavas pela útlima vez em 2005, ano em que atingiu seu melhor desempenho no torneio, sendo vice-campeão. Com planos de atingir a Glória Eterna, o Furacão agora ‘vira a chavinha’ para a disputa do Campeonato Brasileiro, pois, neste sábado (9), às 20h30, enfrenta o Goiás, fora de casa, pela 16ª rodada.