Desempenho de Artur Jorge
Finalmente chegou o grande dia! O Botafogo entra em campo neste sábado (30), contra o Atlético-MG, pela grande final da Copa Libertadores da América. A partida será às 17h (de Brasília), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina.
Aos 52 anos, Artur Jorge assumiu o comando do Glorioso. Sua chegada ao time e os reforços contratados por John Textor fazem com que a equipe carioca entre como favorita no duelo. Diante disso, é hora de traçarmos o aproveitamento dele em finais.
Ex-treinador do Braga, Artur Jorge deixou seu nome registrado na história do time português. Em janeiro deste ano, ele disputou sua primeira final na carreira, pela Taça da Liga, vencendo o Estoril por 5 a 3 nos pênaltis. Ou seja, sua única final até o momento foi vencida.
Mais recordes do treinador
Na temporada passada, Artur Jorge o Braga a todos os recordes do campeonato nacional e também o recolocou na Champions League após uma década sem jogar a maior competição europeia.
Em números gerais da Copa Libertadores, Artur Jorge é o quinto treinador europeu na história a chegar à final do torneio. Ele se junta aos conterrâneos Jorge Jesus, pelo Flamengo, e Abel Ferreira, pelo Palmeiras, ambos campeões nas finais disputadas.
RJ – RIO DE JANEIRO – 23/10/2024 – COPA LIBERTADORES 2024, BOTAFOGO X PENAROL – Artur Jorge tecnico do Botafogo apos partida contra o Penarol no estadio Engenhao pelo campeonato Copa Libertadores 2024. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Ou seja, ele busca manter o bom desempenho dos treinadores portugueses que nunca perderam uma final. A intenção é fazer história como os demais fizeram nos times brasileiros.
O Botafogo chega confiante para a decisão, já que goleou o Palmeiras no início da semana no Brasileirão Betano e retomou a liderança do torneio, faltando duas rodadas finais para o time ficar perto do título. Caso seja campeão, o Glorioso pode terminar 2024 tendo a melhor temporada da história.
Provável escalação:
Para a partida, o Botafogo não deverá contar com Bastos, que se lesionou diante do Palmeiras. O zagueiro, titular absoluto no time, e Mateo Ponte, suspenso, serão desfalques. A provável escalação é a seguinte: John, Vitinho, Adryelson, Barboza e Alex Telles; Marlon Freitas, Gregore, Luiz Henrique, Savarino e Almada; Igor Jesus.
Veja também
Scarpa revela como Atlético-MG vai jogar contra o Botafogo na final da Libertadores: "Agressiva"