Consequências do jogo de ida

Com uma grande partida do Botafogo no jogo de ida, o time goleou o Peñarol, por 5 a 0, e deve avançar para decidir a Copa Libertadores. Entretanto, antes dessa partida, a torcida do Peñarol viveu momentos de ‘guerra’ no Rio de Janeiro.

Horas antes do jogo, a torcida do time uruguaio colocou fogo em dois carros no Rio de Janeiro, quebou quiosques na praia carioca, entre outros problemas. Desse modo, a polícia do Rio precisou agir e levou torcedores presos após esse problema que eles causaram na cidade.

Em contrapartida, para a partida de volta, o Peñarol fez um pedido ao governo do Uruguai para não ter torcedores do rival brasileiro. Assim, após esse pedido, o Ministro do Interior do Uruguai, Nicolas Martinelli, tomou uma decisão para a partida.

Sem torcida do Fogão

Dois dias antes da partida, o ministro atendeu o pedido do Peñarol rapidamente. Desse modo, Nicolas Martinelli emitiu um comunicado proibindo a torcida do Botafogo de comparecer ao estádio. De acordo com o governante, a medida foi tomada por conta do alto risco desse jogo.

“Dados os violentos incidentes ocorridos no Rio de Janeiro durante o jogo de ida da Copa Libertadores entre Peñarol e Botafogo, decidimos proibir os torcedores do Botafogo de entrar no Estádio Campeón del Siglo para o jogo de volta em Montevidéu”, iniciou a nota o Martinelli.

Torcida do Peñarol, no Nilton Santos, antes da partida contra o Botafogo. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Torcida do Peñarol, no Nilton Santos, antes da partida contra o Botafogo. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

“Esta medida responde a razões de segurança e procura evitar possíveis represálias que possam desencadear novos distúrbios entre os adeptos de ambas as equipas. O Ministério reafirma seu compromisso com a segurança em eventos públicos e garante que tomará todas as medidas necessárias para que o evento transcorra sem incidentes”, finalizou o ministro em sua publicação no X (antigo Twitter).

Artur Jorge deve poupar?

Por fim, falando sobre a partida, o técnico Artur Jorge, com a larga vantagem da partida de ida, deve preservar alguns jogadores. E isso deve acontecer por dois motivos: pendurados e Brasileirão Betano. Com John, Barboza, Gregore, Luiz Henrique e Igor Jesus estão entre os pendurados.

Além disso, na próxima terça (5), o Botafogo enfrenta o Vasco, em um clássico regional pelo Brasileirão Betano. Vale destacar que o Glorioso está na primeira colocação, com três pontos de vantagem para o Palmeiras.