Acusações graves de manipulação
As coisas não andam nada boas para John Textor atualmente. O empresário estadunidense está no meio de uma polêmica após afirmar recentemente que possui provas sobre o favorecimento do Palmeiras no Campeonato Brasileiro.
Contudo, não foi apenas o Verdão que decidiu tomar uma decisão contra o acionista da SAF do Botafogo. Isso porque além de abordar haver essas evidências a favor do time Alviverde nas campanhas de 2022 e 2023 do campeonato de pontos corridos em um dos dois jogos apontados, o empresário cita um duelo envolvendo o São Paulo.
Dessa forma, a diretoria do clube do Morumbi não pensou duas vezes e também optou por acionar Textor na Justiça. No entanto, além disso, o presidente do São Paulo, Julio Casares, fez questão de gravar um vídeo criticando o acionista majoritário da SAF do Glorioso e cobrando explicações.
Posicionamento do SPFC contra Textor
“Quero aqui colocar o nosso repudio às declarações insensatas do senhor John Textor. Lamentavelmente, as colocações expressadas por ele atingem diversas instituições, assim como o São Paulo. Uma entidade de 94 anos que sempre defendeu valores éticos e morais. Isso não pode ficar assim. O São Paulo tomará medidas práticas e objetivas no STJD, na esfera cível e criminal. É lamentável que instituições importantes do futebol brasileiro sejam atingidas por um ato impensável, irresponsável e sem nenhuma conotação ao Botafogo. Ele é dono de uma SAF. O Botafogo, como instituição, tem o nosso respeito e a nossa admiração. Fica aqui a posição do São Paulo de repudiar tal medida, tal declaração, atitude que não ajuda o futebol”, disse Casares, para completar.
“Se ele afirma ter ocorrido irregularidades, que ele prove e mostre documentos. Mas não fale abertamente, atingindo milhões de torcedores, atletas, uma instituição, homens que construíram marcas importantes. Como é o caso do São Paulo. Portanto, a nossa indignação é tamanha. E representando essa nação de 22 milhões de torcedores, eu quero deixar aqui muito claro: que nada vai ficar escondido. O São Paulo quer esclarecimento. Ele vai ter a oportunidade de esclarecer o que ele afirmou. Se são questões subjetivas, que ele se retrate. Se são questões objetivas, que ele demonstre a veracidade do que ele falou”.
“Mas, preliminarmente, estamos aqui para defender atletas, funcionários, dirigentes e a própria torcida do São Paulo. Uma instituição de respeito. Para finalizar, quero dizer ao senhor John Textor, que se ele não conhecia a instituição São Paulo Futebol Clube, agora ele vai começar a entender o que é ser São Paulo Futebol Clube no cenário do futebol brasileiro”, finalizou.
Leia mais: Torcida do São Paulo ‘pula de alegria’ com novidade inusitada sobre James Rodríguez
Situação avaliada pelo STJD
No momento, o post do empresário afirmando dispor de provas da manipulação de resultados do Palmeiras na competição nacional, não afetou a percepção do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) em relação às palavras do dirigente.
De acordo com a ESPN para os membros do tribunal, até agora nada que Textor tenha apresentado tenha demonstrado algum tipo de irregularidade envolvendo os jogos da Série A. Na última segunda (1), o dirigente citou de forma específica as partidas do Palmeiras contra Fortaleza e São Paulo.