Nesta quarta (9), o Ceará perdeu para o já rebaixado Avaí por 2 a 0, fora de casa, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro e, com o resultado, caiu para a Série B, ocupando a 18ª colocação com 34 pontos. Sem vencer na competição desde o início de setembro, a equipe alvinegra dependia de uma combinação de resultados para permanecer na elite. Com o descenso, Vina chorou ao deixar o gramado, o que causou a ira da torcida alvinegra na web.

Referência alvinegra desde 2020, quando foi contratado, o meia-atacante não escondeu sua tristeza com o rebaixamento do Ceará, precisando ser consolado por seus companheiros de time e do Avaí. Nas redes sociais, os alvinegros não pouparam críticas a Vina: “Isso aí (choro) sou eu depois de todas as eliminações durante o ano. Quero ver esse choro no próximo ano, com salário reduzido, jogando Série B pelo time que ele ‘ama’”, escreveu um internauta no Twitter.

Em sua primeira temporada no Vozão, Vina marcou 23 gols e concedeu 19 assistências. Em 2021, o camisa 29 foi às redes em 11 oportunidades e deu seis passes para o gol. Neste ano, o desempenho do meia-atacante deixou a torcida a desejar, principalmente pelos pênaltis perdidos nas eliminações no estadual e na Sul-Americana, anotando 12 gols e cinco passes decisivos. A última vez que ele participou de um gol neste Brasileirão foi na rodada 29.

Vale lembrar que Vina tem contrato com o Ceará até o final de 2024, mas, com o rebaixamento à Série B, a tendência é que o jogador precise aceitar uma redução salarial devido à diminuição do faturamento dos cofres alvinegros. No decorrer desta temporada, o meia-atacante acabou virando alvo de críticas da torcida. Já rebaixado, agora o Vozão encerra seu ano na Série A diante do Juventude no próximo domingo (13), às 16h, no Castelão.