Há cinco rodadas sem ganhar no Campeonato Brasileiro, sendo dois empates e três derrotas, o Ceará se aproximou perigosamente da zona de rebaixamento, ocupando a 16ª colocação com 33 pontos em 31 rodadas, apenas três à frente do Cuiabá, que abre o Z-4. Para garantir a permanência na elite nacional, um estatístico e comentarista da Rádio O POVO CBN fez contas para definir o ‘número mágico’ para o Vozão evitar a queda para a Série B

Por mais que a média histórica mostra que 45 pontos é a pontuação ideal para evitar o rebaixamento no Brasileirão, o fraco aproveitamento dos times da parte debaixo da tabela nesta edição abaixou a projeção para o Ceará: “A projeção hoje indica que com 41 pontos há boas chances de se garantir a permanência. Essa projeção pode variar para mais ou para menos a depender do desempenho dos times na parte de baixo da tabela”, disse Thiago Minhoca ao Esportes O POVO.

Com sete rodadas para o fim da Série A, o Vozão precisa então somar oito dos 21 pontos possíveis para alcançar a meta estipulada por Thiago Minhoca. Ou seja, a equipe comandada por Lucho González deve conquistar três vitórias ou dois triunfos e dois empates. Vale lembrar que o Vozão enfrentará equipes que também lutam contra o rebaixamento, como Cuiabá, Atlético-GO, Avaí e Juventude, além de times que brigam por vaga em torneios internacionais em 2023.

O Ceará começa sua caminhada no próximo domingo (16), às 16h, diante do Cuiabá, no Castelão, pela 32ª rodada do Brasileiro. Em caso de derrota, a equipe alvinegra será ultrapassada pelo adversário na classificação e entrará no Z-4, mas se vencer abre uma distância favorável rumo à permanência na primeira divisão. Ao todo, o Vozão jogará quatro partidas como visitante, sendo dois em sequência, e os outros três com o apoio de sua torcida.