O Ceará vive um momento complicado no Campeonato Brasileiro, já que nas últimas 10 rodadas, conquistou apenas duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas, e, por conta disso, ocupa a 15ª colocação da tabela com 31 pontos em 27 jogos. Três pontos à frente do Avaí, que abre a zona de rebaixamento, o Vozão ainda espera lutar por objetivos maiores na competição. Para isso, confira as probabilidades da equipe comandada por Lucho González.

Segundo dados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Ceará tem maiores chances de disputar a Copa Sul-Americana em 2023, já que aparece na 9ª posição na lista com 29,7%. Atualmente, a equipe alvinegra está a três pontos do Red Bull Bragantino, que fecha a zona de classificação ao torneio. Por outro lado, a probabilidade do Vozão cair para a Série B vem logo em seguida.

Isso porque, ainda de acordo com os dados da UFMG, o Ceará é o 6º time com maior probabilidade de ser rebaixado no Brasileirão, com 15,8%. A título de comparação, o Avaí, que aparece logo acima na lista, tem 50,4% de chance. Por mais improvável que seja, o Vozão ainda pode, matematicamente, participar da Libertadores de forma inédita no ano que vem, já que aparece tem 0,49% de probabilidade de se classificar ao torneio internacional.

Para isso, Lucho González e companhia precisam acabar com a distância para o G-6, que é de 13 pontos, nas 11 partidas restantes da competição. Vale lembrar que a zona de classificação à Libertadores pode ser ainda maior dependendo da posição final dos vencedores da Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores. O Ceará volta a campo somente no próximo dia 28, às 19h, para enfrentar o Coritiba, fora de casa, pela 28ª rodada da Série A.