O Ceará não vive um grande momento na temporada, pois, das últimas 10 rodadas do Campeonato Brasileiro, venceu duas, empatou quatro e perdeu as outras quatro. Não à toa, a equipe comandada por Lucho González caiu para a 15ª colocação da tabela com 31 pontos, apenas três à frente da zona de rebaixamento à Série B. Apesar da má fase, Mendoza deixou Calleri, do São Paulo, ‘comendo poeira’ e representou o Vozão num top-5 do Brasileirão.

Isso porque, de acordo com levantamento do site de estatísticas Footstats, o atacante do Ceará é o quarto jogador com mais participações diretas nos gols do time no campeonato. Em 23 jogos disputados nesta Série A, sendo 22 como titular, Mendoza marcou nove gols e concedeu uma assistência. Ou seja, o colombiano foi responsável por 38% dos gols do Vozão na competição, cujo total é de 26. Calleri, do São Paulo, aparece logo atrás no ranking, com 37%.

O atacante argentino foi às redes em 12 oportunidades neste Brasileiro, além de ter dado um passe direto para gol em 25 jogos, sendo 19 como titular. Entretanto, o São Paulo marcou 35 gols no campeonato. Quem lidera o top-5 é Pedro Raúl, um dos artilheiros da Série A, com 15 gols, além de ter concedido duas assistências. O centroavante participou diretamente de 56% dos gols do Goiás. Quem fecha o ranking são Bissoli, do Avaí, com 50%, e Cano, do Fluminense, com 40%.

‘Speed’ Mendoza, por sua vez, teve sua fase mais goleadora no Ceará entre as rodadas oito e 11, já que marcou cinco gols num intervalo de quatro jogos. Agora, o colombiano espera continuar fazendo sua parte para ajudar a equipe alvinegra a permanecer na elite do futebol brasileiro. Para isso, Lucho segue aproveitando a semana para fazer ajustes. O Vozão enfrenta o Coritiba na próxima quarta (28), às 19h, fora de casa, pela 28ª rodada do Brasileirão.