Sem vencer uma partida no Campeonato Brasileiro desde o dia 10 de setembro, sendo três empates e sete derrotas desde então, o Ceará vive uma situação dramática na temporada, já que está na zona de rebaixamento, ocupando a 18ª posição com 34 pontos. Com apenas mais dois jogos a serem disputados, a torcida alvinegra está à espera de um milagre, já que o Vozão de Vina precisa fazer sua parte diante dos rebaixados para tentar permanecer na Série A.

Isso porque o Ceará enfrenta o Avaí nesta quarta (9), às 19h, fora de casa, pela 37ª rodada do Brasileirão, e o Juventude, no próximo domingo (13), às 15h, no Castelão, pela última rodada do campeonato. Com ambos os times sem chances de evitar a Série B, o Vozão espera dobrar o aproveitamento que teve contra as equipes no primeiro turno, quando venceu os catarinenses por 1 a 0, em casa, com um golaço do camisa 29, que é a principal referência técnica da equipe alvinegra.

Por outro lado, o Ceará perdeu para o Juventude no fechamento da primeira metade do Brasileiro por 1 a 0, fora de casa, sendo que essa foi uma das três vitórias dos gaúchos na competição. Isso ajuda a explicar porque o Vozão tem 96,6% de chance de ser rebaixado para a Segundona, de acordo com dados do departamento de matemática da UFMG. Querendo contrariar as estatísticas, a equipe alvinegra não depende somente de si para seguir na elite do futebol brasileiro.

O Atlético-GO, 17º colocado na tabela, tem a mesma pontuação do Ceará e encara Athletico-PR nesta quarta (9), em casa, e o América-MG, no domingo (13), fora. Portanto, o Dragão pode, no máximo, somar quatro pontos. O Cuiabá, primeiro time fora do Z-4, tem 38 pontos, e enfrenta o Atlético-MG nesta quinta (10), às 20h, fora de casa, e o Coritiba, no domingo (13), em casa. Se o Vozão fizer a lição de casa, precisa torcer para que o Dourado conquiste apenas um ponto no período.