Desempenho do Bahia em 2024
O Bahia segue na ponta da classificação do estadual após superar o Juazeirense por 2 a 1 no último domingo (25), pela oitava rodada do torneio. Contudo, um fato no último duelo acabou chamando atenção dos torcedores do Tricolor.
Desde o início de 2024, o técnico Rogério Ceni tem optado por fazer revezamento entre os goleiros do Esquadrão. Dessa forma, Marcos Felipe está atuando na Copa do Nordeste, enquanto Adriel defende o clube nos confrontos do Campeonato Baiano.
No entanto, diante do Juazeirense, o comandante decidiu escalar Danilo Fernandes, que até então não tinha sido acionado nesta temporada. Após o jogo contra o Cancão de Fogo, Ceni fez questão de explicar a ausência do camisa 35 e enfatizar que não teve relação com o seu desempenho no Ba-Vi, no qual acabou falhando e o Tricolor perdeu por 3 a 2.
Segundo o professor, a alteração ocorreu devido às condições do gramado do Estádio Adauto Moraes que não oferecem opções para realizações frequentes de trocas de passes. Assim, ele viu o duelo como uma boa chance para Danilo Fernandes obter minutagem.
Justificativa da entrada do arqueiro
“Foi uma semana boa de treino dele. [Danilo Fernandes] é um bom goleiro, tem experiência. O Adriel pode voltar a jogar nos próximos jogos. Eu achei que, em um jogo que você não usa tanto o pé, era uma ótima oportunidade para o Danilo jogar, para sentir esse gostinho outra vez. Quero que todos se sintam úteis”, justificou o treinador.
Atualmente com 35 anos, o arqueiro é uma das lideranças do escrete do Bahia mesmo tendo entrado poucos minutos em campo. A última vez em que o goleiro entrou em campo foi em junho do ano passado, pelo Brasileirão. Ele voltou a figurar entre os titulares depois de se recuperar de uma lesão no joelho, mas sofreu uma nova lesão e precisou ser substituído ainda na primeira etapa.
O experiente arqueiro não atuava em uma partida completa desde agosto de 2022 quando a equipe nordestina disputava a Série B. Após o apito final deste domingo (25), Danilo participou de entrevista coletiva onde fez questão de comemorar o retorno aos gramados para um jogo completo.
“Estou muito feliz. Só tenho que agradecer aos meus companheiros, minha família, a gente sabe o quanto é difícil só treinar, treinar e treinar. Eu esperei minha oportunidade, tomara que tenha agradado ao professor e a todos”, começou relatando.
“Isso é o que nos motiva. A gente trabalha e sabe o quanto é difícil goleiro ter oportunidade. Não dá para improvisar, goleiro só joga um. A gente trabalha todos os dias para ter essa oportunidade. Eu jogando ou não, vou ser a mesma pessoa, a mesma voz no vestiário. Quero ajudar como eu puder. Hoje estou muito feliz por ajudar não somente com palavras, mas com atitudes dentro do campo”, finalizou.
Leia mais: Ceni reclama e diz que “não tem desempenho para analisar”, após o Bahia vencer o Juazeirense
Revezamento na meta do Bahia
Vale destacar que Ceni já acionou os três goleiros do seu plantel em 2024. Destes, Adriel é o que mais tempo ficou dentro de campo, porém, quem tem o status de titular é Marcos Felipe.
O ex-jogador do Tricolor das Laranjeiras está responsável pelas partidas da Copa do Nordeste e Copa do Brasil, principais competições no calendário do time neste início de temporada.
O próximo compromisso do Bahia será pela Copa do Nordeste contra o CRB, às 21h30 (horário de Brasília), desta quarta (28), às 21h30 (horário de Brasília). De acordo com o rodízio essa será a vez de Marcos Felipe ser acionado entre os titulares do Tricolor.