Em busca da Glória de Gaúcho
A tão esperada jornada pela “Glória Eterna” começa nesta terça-feira, com a fase de grupos da Conmebol Libertadores prestes a começar, com sete clubes brasileiros prontos para a disputa.
Entre os competidores e os times que buscam o primeiro título ou, acumular mais taças, existem dois técnicos brasileiros que se destacam por suas conquistas passadas no torneio: Renato Gaúcho, do Grêmio, e Tite, do Flamengo.
Renato Gaúcho, o atual comandante do Grêmio, detém o recorde de mais vitórias na história da Libertadores, com 50 vitórias acumuladas durante seu tempo no Grêmio, Fluminense e Flamengo.
Ele tem um título e dois vices em seu currículo. Na última vez que disputou a Libertadores, em 2021, Renato liderou o Flamengo até a final, ultrapassando o colombiano Gabriel Ochoa Uribe no ranking de vitórias.
Concorrentes fortes
Por outro lado, Tite, que atualmente comanda o Flamengo, acumulou 36 vitórias na Libertadores durante seu tempo no Grêmio e no Corinthians, clube com o qual conquistou o título em 2012.
Ler mais: Torcida é surpreendida com informação de última hora envolvendo Mina e Grêmio
Com apenas duas vitórias a mais, ele se igualará a Vanderlei Luxemburgo e ao argentino Edgardo Bauza, que atualmente completam a lista dos 10 técnicos com mais vitórias na história da Libertadores.
Além de Renato Gaúcho e Tite, outros dois brasileiros figuram entre os técnicos mais vitoriosos da Libertadores. Luiz Felipe Scolari, conhecido como Felipão, é o terceiro na lista, com 47 vitórias, e Cuca, que levou o Atlético-MG ao título da Libertadores, é o oitavo, com 39 vitórias.
E quanto a Abel Ferreira? O técnico português, que conquistou dois títulos continentais com o Palmeiras desde que assumiu o clube em 2020, tem 29 vitórias na Libertadores. Embora seja uma tarefa difícil, se o Palmeiras tiver uma campanha quase perfeita, Abel Ferreira poderá entrar no top-10 já em 2024.
A primeira rodada da Libertadores começa às 19h desta terça-feira, com dois jogos programados. O Flamengo, sob o comando de Tite, será o primeiro clube brasileiro a entrar em campo, visitando o Millonarios na Colômbia. Mais tarde, às 21h, o Grêmio de Renato Gaúcho enfrentará o The Strongest na Bolívia.