Notícias

Conheça os cinco maiores artilheiros da história futebol nordestino

Magno Alves tem 94 gols com a camisa do Ceará, mas está bem longe do grupo de maiores artilheiros do Clube. Todos com mais de 200 gols

Divulgação/ Náutico
Divulgação/ Náutico

O futebol do Nordeste já trouxe inúmeros grandes jogadores que se destacaram no Brasil e no Mundo. Nomes como Rivaldo, Júnior, Daniel Alves, Roberto Firmino e Hulk saíram do Nordeste e até da base de algumas equipes da própria região. Apesar disso, a história de equipes como Bahia, Ceará, Vitória, Fortaleza, Náutico, Sport e Santa Cruz não é tão conhecida pelo resto do país. 

Confira a seguir os cinco principais artilheiros do futebol da região. Em sua maioria, estes nomes vêm ainda de uma época mais longínqua, numa era pré-Campeonato Brasileiro. Neste século, o maior é Kuki, que marcou 179 gols pelo Náutico entre os anos de 2001 e 2009. Embora no geral, ele esteja apenas em 17º lugar. A seguir, confira o top 5 dos maiores artilheiros do Nordeste. 

5º) Alberi (ABC) – 210 gols – Divulgação/ABC FC:

PUBLICIDADE

O jogador é o segundo maior artilheiro da história do ABC com 210 gols, só atrás de Jorginho, que marcou nove a mais. Alberi defendeu as cores do Clube entre os anos de 1968 e 1974. O atacante ainda conquistou cinco títulos estaduais com a camisa alvinegra e no ano de 1972 conquistou a Bola de Prata, fazendo parte do time ideal do Brasileirão daquele ano. 

4º) Jorginho (ABC) – 219 gols – Divulgação/ABC FC:

PUBLICIDADE

Jorginho não é só o maior artilheiro da história do ABC, assim como também o jogador que defendeu mais vezes a camisa do Clube potiguar. São 219 gols marcados em 500 partidas, numa média um pouco superior a 0,4 gols por jogo. Sua trajetória começou em 1947 e passou vários anos com a camisa do time. Na história, ele também possui muitos títulos pelo ABC, são dez em toda a história. Em 1998, Jorginho faleceu aos 71 anos. 

3º) Bita (Náutico) – 223 gols – Divulgação/Náutico:

Bita é o maior artilheiro da história do Timbu com 223 gols. Ele defendeu o Clube pernambucano entre os anos de 1962 a 1968. Conhecido como Homem do Rifle, conquistou o tão celebrado hexacampeonato consecutivo, algo único na história do futebol de Pernambuco. Ele também tem história no rival Santa Cruz e no Nacional do Uruguai. Sua morte aconteceu em 1992, aos 50 anos. 

PUBLICIDADE

2º) Carlito (Bahia) – 233 gols – Divulgação/ECB:

O atacante defendeu o Bahia entre os anos de 1946 e 1959. São oito títulos de Campeonato Baiano na carreira do atleta, além da Taça Brasil de 1959, o primeiro torneio nacional vencido pelo Esquadrão em sua história. Carlito também é o maior artilheiro da história do clássico Ba-Vi com 21 gols. Natural de Salvador, ele só defendeu o Bahia em sua carreira como jogador. Aos 52 anos, em 1980, ele acabou falecendo. 

1º) Gildo (Ceará) – 262 gols – Divulgação/Ceará SC:

PUBLICIDADE

Gildo é o maior artilheiro não só do Ceará, mas do futebol nordestino com 262 gols marcados. Ele defendeu o Vozão por dez anos, entre 1961 e 1971. São quatro títulos estaduais com a camisa do Clube, além de uma taça do Torneio Norte-Nordeste, em 1969. O jogador também defendeu as cores do Santa Cruz e do América-SP. Sua morte foi em 2016, aos 76 anos. 

Matéria produzida por Breno Siqueira.

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana
Apostas

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana

Sport sofre derrota, mas Du Queiroz faz garantia ao torcedor
Sport Recife

Sport sofre derrota, mas Du Queiroz faz garantia ao torcedor

Auxiliar do Vitória substitui Carpini e faz reclamação pós-jogo
Vitória (BA)

Auxiliar do Vitória substitui Carpini e faz reclamação pós-jogo

Técnico do Fortaleza, Vojvoda é cobrado após nova derrota
Fortaleza

Técnico do Fortaleza, Vojvoda é cobrado após nova derrota

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo