Copa Intercontinental

Copa Intercontinental 2024: Real Madrid x Pachuca: histórico, escalações e mais sobre a decisão inédita do mundial de clubes

Equipes já estão em Lusail, no Catar para a grande decisão

Bola da final da Copa Intercontinental
© IMAGO/Samuello Sports Images GhBola da final da Copa Intercontinental

A Copa Intercontinental pela primeira vez tem seu formato diferente dos anos anteriores. O campeão da Champions League, Real Madrid-ESP, tem sua vaga na final já garantida e seu adversário já está definido: Pachuca-MEX.

Essa mudança pretende acomodar o novo calendário do futebol internacional, além de oferecer um torneio de alto nível todos os anos. A ideia é formar uma competição para medir as forças dos times ao redor do mundo de forma mais dinâmica, ocorrendo anualmente junto com o Mundial de Clubes.

O novo Mundial de Clubes começará no ano que vem e unirá 32 equipes e terá um formato parecido com a Copa do Mundo. Serão oito grupos com quatro times onde todos se enfrentam e dois classificam para as oitavas de final.

PUBLICIDADE

Onde será a final?

 O duelo entre Real Madrid e Pachuca será disputado na próxima quarta-feira (18), às 14h (horário de Brasília), no Estádio Lusail, no Catar. O mesmo estádio onde aconteceu a final da Copa do Mundo de 2022 entre França e Argentina.

A Seleção Brasileira fez deste estádio seu “quintal” na Copa do Mundo do Catar, jogando aqui duas vezes: na estreia, com uma vitória de 2 a 0 sobre a Sérvia, e na última rodada da fase de grupos, quando foi derrotada por Camarões, por 1 a 0.

O Lusail foi um dos estádios construídos do zero para receber o Mundial de Seleções, assim como a cidade homônima onde fica. Sua capacidade é de aproximadamente 94.500 torcedores, tendo um teto retrátil.

PUBLICIDADE

Os times da grande decisão

O Real Madrid é o maior vencedor do Mundiais de Clubes da Fifa, com oito títulos. Três da era do Intercontinental (1960, 1998 e 2002), e cinco da Copa do Mundo de Clubes (2014, 2016, 2017, 2018 e 2022).

Está é a 11ª participação dos espanhóis no Mundial de clubes, em duas oportunidades não foram campeões. Em 1996, perdendo para o Peñarol-URU os dois confrontos da decisão e em 2000 quando foi derrotado pelo Boca Juniors por 2 a 1.

Por outro lado, o Pachuca é recordista em participações no torneio em seu continente, com cinco. Porém esta é a primeira vez que os mexicanos chegam a grande decisão. O melhor resultado, até então, foi um terceiro lugar em 2017.

PUBLICIDADE

Em 2008 a equipe Alviceleste chegou as semifinais, porém foi derrotado pela LDU-EQU. Na disputa pelo terceiro lugar também perdeu, dessa vez para o Gamba Osaka, do Japão, por 1 a 0.

Para ficar de olho

Pelo lado dos madrilhenos, o técnico Carlo Ancelotti vem com força máxima para a grande decisão. Kyllian Mbappe que era dúvida, devido a lesão, foi relacionado para o duelo e treinou normalmente nesta terça-feira (17).

A provável escalação do Real Madrid será:  Courtois, García, Tchouaméni, Rüdiger e Lucas Vázquez; Valverde, Luka Modric, Vinicius Júnior, Jude Bellingham e Arda Güller (Mbappe); Rodrygo

PUBLICIDADE

No lado mexicano, Oussama Idrissi é a sensação do time norte-americano. O meia-atacante foi o carrasco do Botafogo nas quartas e final, autor de um dos gols na vitória por 3 a 0. A provável escalação do Pachuca será: Moreno, Luis Rodriguez, Cabral, Arroyo e Bryan González; Pedraza, Montiel, Idrissi, Bautista e Arturo Gonzalez; Rondon.

O que dizem os torcedores

Nas redes sociais, os torcedores do Pachuca estão ansiosos para o confronto, projetando o embate entre Mbappe e Vini Jr. Pelo lado dos Madrilenhos, apesar da partida não ter a mesma importância para o rival, Ancelloti afirmou que quer o título.

PUBLICIDADE

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana
Apostas

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana

Botafogo recebe dossiê do Pachuca às vésperas de estreia no Intercontinental
Times

Botafogo recebe dossiê do Pachuca às vésperas de estreia no Intercontinental

Santos irá receber alta quantia indenizatória do Pachuca (México) devido ex-meia que teve breve passagem na Vila Belmiro
Times

Santos irá receber alta quantia indenizatória do Pachuca (México) devido ex-meia que teve breve passagem na Vila Belmiro

Após detonar torcida do Palmeiras, Abel Ferreira toma atitude surpreendente
Times

Após detonar torcida do Palmeiras, Abel Ferreira toma atitude surpreendente

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo