Solução para o transfer ban
O Corinthians engatou um bom momento no Brasileirão Betano, após não apenas a mudança no comando técnico da equipe, como também com a chegada de reforços na segunda janela de transferências. O desempenho do Timão cresceu com a chegada das novidades no elenco.
Apesar disso, fora das quatro linhas o clube tem um grande desafio a superar. O alvinegro paulista está em busca de uma solução urgente para resolver o transfer ban imposto pela FIFA em 30 de outubro, que impede o clube de registrar novos jogadores nas próximas três janelas de transferências.
A punição foi aplicada devida a uma dívida com o zagueiro paraguaio Fabián Balbuena, que está cobrando cerca de R$ 4 milhões referentes ao não pagamento de direitos de imagem em sua última passagem pelo clube, entre 2022 e 2023.
Apesar de já existir um acordo para o pagamento parcelado da dívida, o imbróglio continua tendo em vista que o Timão ainda não realizou o depósito inicial necessário para formalizar a resolução do problema.
Os departamentos financeiro e jurídico do Corinthians estão trabalhando para levantar os recursos e efetuar o pagamento ainda nesta semana. Inicialmente, o clube esperava resolver a situação antes, mas dificuldades no fluxo de caixa e na negociação com Balbuena acabaram atrasando o processo.
Foco em não perder Hugo Souza
A expectativa é que o problema seja solucionado nos próximos dias, o que abriria caminho para o clube se movimentar no mercado de transferências novamente. Vale destacar que o objetivo do Corinthians é não apenas regularizar sua situação com a FIFA, o Corinthians tem outro objetivo em mente, mas também concretizar a contratação em definitivo do goleiro Hugo Souza, que está emprestado pelo Flamengo.
O alvinegro paulista já conseguiu um novo fiador para o pagamento junto ao Flamengo, e espera finalizar a negociação até 30 de novembro de 2024, prazo estipulado em contrato. Para garantir 50% dos direitos econômicos do jogador, o Timão precisa desembolsar cerca de R$ 7,3 milhões, divididos entre o valor do empréstimo, multas contratuais e o custo da aquisição.
SP – SAO PAULO – 04/11/2024 – BRASILEIRO A 2024, CORINTHIANS X PALMEIRAS – Hugo Souza goleiro do Corinthians durante partida contra o Palmeiras no estadio Arena Corinthians pelo campeonato Brasileiro A 2024. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
Hugo Souza já tem um acordo com o Corinthians para assinar um contrato válido por quatro temporadas, que inclui luvas e comissões diluídas ao longo do vínculo. O goleiro também deve receber uma valorização salarial significativa, tornando-se um dos atletas mais bem pagos do elenco alvinegro. A diretoria entende que a permanência do goleiro é uma prioridade no momento.
Veja também
Fabinho Soldado planeja decisão 'ousada' para o Corinthians em 2025: "Surpreendente"
A resolução do caso Balbuena é vista como fundamental não apenas para evitar complicações administrativas, mas também para permitir que o Corinthians siga com seus planos de fortalecimento do elenco. Com desafios financeiros e esportivos à vista, o clube trabalha contra o tempo para superar os entraves e retomar o foco em suas metas dentro e fora de campo.