Na 16ª colocação do Campeonato Brasileiro com 28 pontos em 27 jogos, o Coritiba segue na luta contra o rebaixamento para a Série B. Perigosamente perto do Z-4, o Coxa tem aproveitado a semana sem jogos para fazer ajustes sob o comando de Guto Ferreira, que tem a missão de garantir a permanência na elite. E o técnico mandou a real sobre a equipe alviverde no Brasileirão, além de ‘cutucar’ Gustavo Morínigo, seu antecessor no cargo, durante entrevista à Banda B.

Guto revelou bastidores de seu trabalho no Coritiba, expondo como recebeu o elenco alviverde após a saída do treinador paraguaio: “No início, encontramos uma equipe que trabalhava com uma metodologia completamente diferente, e que tivemos que respeitar. Mas não é nossa política de trabalho e, por isso, precisávamos de um período de adaptação. Acho que essas semanas cheias vieram a compra da ideia por parte dos jogadores”, declarou o técnico.

Com 54% de chance de ser rebaixado à Série B, segundo dados do Departamento de Matemática da UFMG, o técnico não ‘jogou a toalha’ no Coxa: “Primeiro é acreditar que você pode fazer cada vez melhor. Nós estamos evoluindo e temos condições. Só precisamos treiná-los e inspirá-los. Nós não temos mais nada a perder, porque a derrota já está sendo dada para nós. Se perder, está seguindo a sina. Mas, se ganhar, mostra que tudo está mudando”, finalizou Guto Ferreira.

A primeira coisa que o Coritiba deseja mudar com Guto Ferreira é o desempenho fora de casa, pois é o único time do campeonato que ainda não venceu como visitante, tendo conquistado apenas dois empates em 13 partidas longe de seus domínios. Ao mesmo tempo, o Coxa espera usar o ‘fator casa’ na 28ª rodada da Série A, já que enfrenta o Ceará na próxima quarta (28), às 19h, no Couto Pereira, onde somou 26 pontos em 14 partidas do campeonato.