Na 15ª posição do Campeonato Brasileiro com 22 pontos somados em 20 jogos, o Coritiba segue trabalhando para aumentar a distância para a zona de rebaixamento, já que está apenas dois pontos à frente do Cuiabá, 17º colocado. Com apenas duas vitórias nas últimas 10 partidas, Gustavo Morínigo também está atento à indisciplina de sua equipe, já que o Coxa lidera um ranking ‘indigesto’ entre as Séries A e B, segundo dados do Footstats e do GE.

Isso porque o Coritiba é o time com mais jogadores expulsos nas duas primeiras divisões do Brasileirão, com oito. Entre os atletas, quem mais recebeu cartões vermelhos foi Thonny Anderson, com dois, enquanto Henrique, Luciano Castán, Diego Porfírio, Warley, Nathan e Egídio levaram um cada. Quem está logo abaixo do Coxa neste ranking é o Juventude, com sete expulsões, seguido do Náutico, da Série B, com seis atletas que foram mais cedo para os chuveiros.

Entre os jogadores do Coritiba, cinco levaram o cartão vermelho direto, enquanto três foram advertidos com dois cartões amarelos. Outro fato curioso é que, por duas vezes nesta Série A, o Coxa terminou a partida com dois atletas a menos. Apesar da indisciplina, a equipe comandada pelo técnico paraguaio não é ‘faltosa’, já que é apenas a 18ª do campeonato, com 237 faltas cometidas. Além disso, ocupa a 14ª posição no quesito cartões amarelos, com 47 recebidos.

Nas seis partidas em que teve jogadores expulsos, o Coritiba tem duas vitórias e quatro derrotas, ou seja, um aproveitamento de 33,3% dos pontos. Para evitar a queda para a Série B, a tendência é que Morínigo dê mais atenção para o número de expulsões neste campeonato, que têm atrapalhado o rendimento da equipe. Com isso em mente, o Coxa segue se preparando para enfrentar o Santos na próxima segunda (8), às 20h, no Couto Pereira, pela 21ª rodada do Brasileiro.