Neste domingo (16), o Coritiba perdeu para o Athletico por 1 a 0, na Arena da Baixada, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro e, com o resultado, ficou na 15ª colocação da tabela com 34 pontos, três acima da zona de rebaixamento. O clássico ficou marcado pela atuação de Thonny Anderson, que falhou no lance que definiu o resultado final da partida. Com isso em mente, o Coxa ‘perdeu a paciência’ com o meia-atacante e tomou uma decisão definitiva após o erro crucial no Atletiba.

De acordo com o GE, o Coritiba realizou uma reunião nesta segunda (17) e definiu que Thonny Anderson não faz mais parte dos planos da equipe alviverde para o restante da temporada. Emprestado pelo Red Bull Bragantino até o final de 2022, o meia não participou dos treinos comandados por Guto Ferreira. Ao todo, o camisa 19 disputou 32 partidas pelo Coxa, não marcou nenhum gol, concedeu seis assistências, e se envolveu em outra polêmica.

Isso porque Thonny Anderson chegou a ser afastado pelo Coritiba em agosto por problemas extracampo, mas foi reintegrado ao elenco pouco tempo depois da chegada de Guto Ferreira. Aliás, o meia-atacante viveu situação parecida em 2021, quando também foi afastado no Bahia, cujo treinador na época também era o atual comandante alviverde. Reincidência à parte, a situação do camisa 19 piorou no Coxa após a atuação no clássico.

Vale lembrar que Thonny Anderson começou a partida contra o Athletico no banco de reservas, mas foi acionado por Guto aos 29 do segundo tempo para substituir Fabrício Daniel. Após lançamento de Thiago Heleno, o meia-atacante do Coritiba perdeu a bola próxima à área alviverde e não conseguiu marcar Alex Santana, que teve caminho livre para marcar o único gol do Atletiba. O Coxa enfrenta o São Paulo nesta quinta (20), às 20h, fora de casa, em jogo atrasado da 29ª rodada da Série A.