Na última quarta (20), o Coritiba perdeu para o Corinthians por 3 a 1, fora de casa, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro e, com o resultado, ficou na 16ª posição da tabela com 19 pontos, apenas um acima da zona de rebaixamento. Mais do que isso, o Coxa fechou o primeiro turno da competição como pior visitante, com apenas dois pontos conquistados em nove jogos. E o fraco desempenho longe do Couto Pereira fez com que a equipe alviverde entrasse para uma lista ‘incômoda’.

Segundo levantamento do GE, a campanha neste Brasileirão colocou o Coritiba no top-3 piores aproveitamentos fora de casa na era dos pontos corridos no atual formato, que se iniciou em 2006. Isso porque o Coxa teve um aproveitamento de 7,4% como visitante, número superior apenas ao do Vasco, em 2008, cujo desempenho foi de 6,7%, e ao do Paraná, em 2018, que apresentou um aproveitamento de apenas 3,7%.

Vale lembrar que o Tricolor da Vila e o Gigante da Colina acabaram caindo para a Série B ao término de seus campeonatos. A título de comparação, a segunda pior campanha do Coritiba como visitante na Série A aconteceu em 2020, quando somou apenas 10 pontos em nove partidas, acumulando um aproveitamento de 26,7%. Curiosamente, o Coxa também terminou aquela edição da competição no Z4, e teve que disputar a Segundona no ano passado.

Com o pífio desempenho em 2022, a equipe alviverde igualou as campanhas de América-MG, em 2016, Grêmio e Sport, em 2009, e Fluminense e Ipatinga, em 2008. Dos cinco times, apenas os Tricolores, carioca e gaúcho, evitaram o descenso ao término da temporada. Para evitar o rebaixamento, o Coritiba já sabe que precisa melhorar o desempenho fora de casa no returno. Antes disso, o Coxa enfrenta o Cuiabá na segunda (25), às 20h, no Couto Pereira, pela 19ª rodada do Brasileirão.