O Coritiba vive seu pior momento na temporada, já que vem numa sequência de seis jogos sem vitória, sendo dois empates e quatro derrotas. Por conta disso, o Coxa se aproximou perigosamente da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, ocupando a 16ª colocação na tabela com 15 pontos conquistados em 14 jogos, mesma pontuação do América-MG, mas fora do Z4 pelo critério de desempate, já que tem mais gols marcados na competição.

Para voltar a subir na tabela do Brasileirão, o Coritiba espera fazer valer sua hegemonia contra o Fortaleza, próximo adversário do campeonato. Isso porque, segundo levantamento do portal ‘Banda B’, o Coxa nunca perdeu para o rival cearense jogando em casa. No total, foram oito confrontos ao longo da história, sendo cinco vitórias para a equipe alviverde e três empates. Ou seja, Gustavo Morínigo também busca manter esse tabu histórico.

Como mandante, o Coritiba já enfrentou o Fortaleza em cinco jogos válidos pela Série A do Brasileiro, cujo último duelo foi realizado no Couto Pereira em 2020, pela 15ª daquele campeonato, sendo que o resultado final foi 0 a 0. Pela Série B, foram duas partidas, em 2007 e 2018, e o Coxa repetiu o placar de 1 a 0 sobre o rival cearense. Já o oitavo jogo entre os times ficou guardado nos corações dos torcedores alviverdes: a segunda fase da Copa do Brasil 2015.

Naquela edição do torneio, o Coritiba perdeu o jogo de ida por 2 a 1, fora de casa, mas acabou devolvendo o placar sobre o Fortaleza no Alto da Glória, o que levou a decisão para os pênaltis. Após uma disputa emocionante, a equipe alviverde garantiu a classificação com 11 pênaltis convertidos contra 10 da equipe tricolor. Agora, com ambos os times querendo evitar o descenso, o Coxa enfrenta o rival cearense neste domingo (3), às 18h, no Couto Pereira, pela 15ª rodada da Série A.