Retorno cada vez mais próximo

Atual líder do Campeonato Carioca com 17 pontos, o Fluminense segue focado em ter um excelente início de temporada. Além disso, o time das Laranjeiras ainda terá pela frente neste mês de fevereiro os duelos da Recopa Sul-Americana. 

Para esses compromissos Fernando Diniz terá em breve o retorno de um jogador que não entra dentro das quatro linhas há meses. Trata-se do zagueiro Manoel, que foi suspenso pela Conmebol por ter testado positivo para a substância ostarina, mas poderá se juntar aos colegas de elenco depois do dia 19 de fevereiro.

Dessa forma, o camisa 26 ficará a disposição da comissão técnica para ser relacionado tanto para o duelo da competição internacional diante da LDU quanto para os clássicos contra o Flamengo e Botafogo pelo Carioca.

O zagueiro foi suspenso de forma preventiva por doping em junho da última temporada depois de testar positivo para a substância proibida após um exame realizado depois da goleada na fase de grupos da Libertadores.

Detalhes da punição da Conmebol

Na ocasião, o Tricolor superou o River Plate por 5 a 1 em pleno Maracanã no dia 2 de maio. Além disso, embora não tenha entrado em campo na partida, ele  foi sorteado pela entidade para realizar o exame.

Afastado do Fluminense devido a punição, o zagueiro teve que se virar para manter a forma física, assim ele contratou um personal trainer e realizou atividades na praia e em casa. Depois disso, ele foi liberado para se reapresentar ao time no meio de dezembro do ano passado. 

No entanto, como na ocasião seus companheiros de elenco e comissão estavam na Arábia Saudita, para a disputa do Mundial de Clubes, Manoel foi reintegrado apenas em janeiro deste ano e segue treinando até ficar livre para voltar às quatro linhas.

É preciso enfatizar que a ostarina é uma substância que influencia diretamente nos receptores ligados aos hormônios androgênicos, em especial a testosterona. Ou seja, ela possui ação anabolizante, aumentando a massa muscular, a força e também a performance.

Desde que foi punido ele afirmou ser inocente e que não consumiu a substância de forma intencional. A defesa do zagueiro foi realizada pelo advogado Marcelo Franklin, uma das principais referências do antidoping no país, que já defendeu outros jogadores como Deco, Cesar Cielo, Pedro Barros, Lucas Verthein e Etiene Medeiros.

Leia mais: Revelada chances de Marlon ser acionado pelo Fluminense na Recopa

Próximos compromissos do Fluminense

Assim que Manoel conseguiu comprovar que o doping realmente aconteceu de forma acidental, ele acabou punido por oito meses a partir do dia 19 de junho de 2023, data do início da suspensão provisória.

O duelo de ida contra a LDU está marcado para acontecer na quinta (22) e o de volta uma semana do primeiro duelo no Maracanã no dia 29 de fevereiro às 21h30 (horário de Brasília).

Já em relação ao Cariocão, o clube das Laranjeiras volta a campo na noite da próxima quarta (14) quando recebe o Vasco às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã pela oitava rodada do estadual.

Expectativa dos torcedores do Fluminense para retorno de Manoel: