Pode retornar
O Fluminense teve uma segunda-feira de treino marcada pelo retorno de Samuel Xavier. O lateral direito, que não atuou em 2024 devido a dores no joelho, voltou a treinar com o grupo.
A presença de Xavier no CT Carlos Castilho trouxe um novo ânimo à equipe. Sua recuperação foi acompanhada de perto pelos torcedores, que esperam vê-lo em campo na próxima quinta-feira (28), no Maracanã, para o jogo contra a LDU, pela Recopa Sul-Americana.
Durante o treino, Xavier usou uma proteção na cabeça, resultado de um recente implante capilar. Sua ausência nos jogos da temporada fez com que Guga assumisse a titularidade na lateral-direita.
Xavier chegou a ser relacionado para o jogo contra o Sampaio Corrêa, pelo Campeonato Carioca, mas foi cortado após sentir dores durante o aquecimento.
Notícias boas em momentos ruins
Na semana passada, o Fluminense anunciou a renovação de contrato de Xavier até o fim de 2025. O jogador tinha vínculo com o Flu até o fim desta temporada e estendeu por mais um ano.
Desde 2021, Xavier tem 150 jogos com a camisa tricolor. Ao todo, tem seis gols e sete assistências pelo Fluminense. Seus gols mais emblemáticos foram nas partidas contra o Argentinos Juniors, pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores de 2023, vencida pelo Flu.
O Fluminense, conhecido como “Rei do Rio” por sua excelente fase em clássicos e por ser o atual bicampeão do Campeonato Carioca, enfrenta um momento difícil. Com a derrota por 2 a 0 para o Flamengo, neste domingo, o Tricolor chegou ao 10º clássico sem vitória e se aproxima da pior marca de sua história.
Ler mais: Neto chama atenção de Diniz para pontos cruciais no Fla-Flu
A pior sequência aconteceu em duas oportunidades: entre 1995 e 1996, e entre 1961 e 1962, quando ficou 13 partidas sem saber o que era vencer Flamengo, Vasco ou Botafogo em sequência.
Clássicos e títulos importantes
Na fase atual do Fluminense, o último triunfo aconteceu no dia 9 de abril de 2023, há mais de 10 meses, na vitória na final do Campeonato Carioca por 4 a 1 sobre o Flamengo. O desempenho desde então é de 4 derrotas e 6 empates. A sequência atual de clássicos do Fluminense inclui jogos contra Flamengo, Vasco e Botafogo, com resultados que variam entre empates e derrotas.
O próximo clássico será neste domingo, diante do Botafogo, pela 11ª rodada da Taça Guanabara. Já classificado para as semifinais do Campeonato Carioca, o duelo serve para o Tricolor garantir a vantagem do empate na próxima fase.
Uma vitória encerraria a seca de triunfos em clássicos. Caso contrário, o clube ficaria ainda mais perto de um cenário impensável meses atrás. O retorno de Samuel Xavier e a possibilidade de encerrar a seca em clássicos são os principais focos do Fluminense nesta semana. A equipe, seus jogadores e a torcida esperam que o jogo contra o Botafogo marque uma virada na sorte do time.
Além do clássico contra o alvinegro no domingo (3), o Flu pode contar com a presença de Xavier no jogo de volta contra o LDU pela Recopa, nesta quinta-feira (29).