Libertadores

Do vexame à Glória Eterna: a trajetória do Corinthians até à conquista inédita da Copa Libertadores

Após acumular eliminações traumáticas, o Timão fez história sob o comando de Tite ao vencer a competição mais importante da América do Sul de forma invicta

Foto: Mauro Horita/AGIF.
© AGIFFoto: Mauro Horita/AGIF.

A história do Corinthians com a Copa Libertadores é repleta de altos e baixos, já que eliminações traumáticas ficaram marcadas na memória da Fiel Torcida. O corintiano não esquece as duas desclassificações para o arquirrival Palmeiras, em 1999 e 2000, após perder na disputa de pênaltis. Algo que também ficou marcado na memória do torcedor alvinegro foi a queda, ainda na pré-Libertadores, para o Tolima, da Colômbia. Contudo, esse foi o ponto de virada do Timão no torneio.

Após pressão em cima de Tite, comandante da equipe no vexame de 2011, a diretoria alvinegra bancou o técnico para o restante daquela temporada, culminando na conquista do Campeonato Brasileiro, que garantiu vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores 2012. Disposto a acabar com a piada de ser o único paulista sem a taça continental, o Timão começou sua caminhada vitoriosa superando os adversários do Grupo 6: Deportivo Táchira-VEN, Nacional-PAR e Cruz Azul-MEX.

O Corinthians teve a segunda melhor campanha da fase de grupos da Libertadores daquele ano, já que somou 14 pontos em seis jogos, acumulando quatro vitórias e dois empates. Com isso, o Timão encarou o Emelec, do Equador, nas oitavas de final da competição com uma novidade importante entre os titulares: Cássio. O goleiro assumiu a posição após falhas recorrentes de Júlio César, e se tornou peça fundamental para a libertação alvinegra.

PUBLICIDADE

Com boas intervenções de Cássio, o Corinthians garantiu o empate sem gols, fora de casa, para vencer os equatorianos, no Pacaembu, por 3 a 0. Nas quartas de final, os comandados de Tite enfrentaram o embalado Vasco da Gama, e seguraram o empate sem gols, em São Januário. No jogo de volta, na casa alvinegra, o Timão contou com o milagre do goleiro no chute de Diego Souza, para, através do cabeceio de Paulinho, se classificar para a semifinal.

Danilo e Sheik se destacaram no título – Foto: Marcello Zambrana/AGIF.

Danilo e Sheik se destacaram no título – Foto: Marcello Zambrana/AGIF.

PUBLICIDADE

E não era qualquer adversário, já que o Corinthians enfrentou o Santos de Ganso e Neymar, atuais campeões da Copa Libertadores. Através do empenho da equipe, e da tática de Tite, o Timão venceu na Vila Belmiro por 1 a 0, com um golaço de Emerson Sheik, para sacramentar sua vaga na decisão continental ao empatar com o Peixe, no Pacaembu, em 1 a 1. Na busca da Glória Eterna, agora o oponente era um dos mais temidos na América do Sul: o Boca Juniors, da Argentina.

Na La Bombonera, o Corinthians viu o sonho da conquista inédita ficar mais distante quando os argentinos saíram na frente. Contudo, contando com a frieza da cavada de Romarinho, a equipe alvinegra voltou para São Paulo com o empate em 1 a 1. Na decisão, o Timão contou com a estrela de Sheik, que marcou os dois gols da vitória sobre o Boca Juniors, para, finalmente, conquistar a Copa Libertadores, de forma invicta, e marcar sua história para todo sempre.



Matéria produzida por Matheus Cristianini.

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana
Apostas

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana

Roger Machado exalta Inter contra o Bahia e explica estratégia
Libertadores

Roger Machado exalta Inter contra o Bahia e explica estratégia

Após derrota do Botafogo, Barboza revela o que irá ajudar o time
Botafogo

Após derrota do Botafogo, Barboza revela o que irá ajudar o time

Torcida do Bahia fala o que pensa de Ceni após empate
Bahia

Torcida do Bahia fala o que pensa de Ceni após empate

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo