O sucesso de Abel Ferreira à frente do comando técnico da Sociedade Esportiva Palmeiras realmente deve ser reconhecido e parabenizado. Afinal, poucos são os treinadores que alcançaram o mesmo feito do treinador português: bicampeão paulista (2022 e 2023), bicampeão da Libertadores (2020 e 2021), Copa do Brasil (2020), Brasileiro (2022) e Supercopa (2023). Dos últimos 12 títulos conquistados pelo Alviverde, Abel foi responsável por mais da metade.

Com um sistema ‘quase imbatível’ nos últimos anos, desde que integrou a equipe em novembro de 2020, Abel Ferreira tem se esforçado para montar uma dinâmica estratégica bem consolidada defensivamente, com rápidas jogadas de contra-ataque e marcações constantes. Até mesmo na visão do comentarista e apresentador do Grupo Bandeirantes, José Ferreira Neto, também conhecido como ‘Craque Neto’, Abel esboça em sua equipe um excelente trabalho que inclui preparos: técnicos, físicos e, principalmente, mentais.

Enquanto participava de uma gravação na Rádio Bandeirantes, Neto elogiou a liderança profissional do português: “Qual é o problema que tem no Palmeiras? Problema médico? Problema de contusão? De cartões amarelos? De cartões vermelhos, de indisposição de jogadores, da comissão técnica, de qualquer atrito, qual o problema que tem lá? Não tem e sabe por que que não tem? Porque o treinador, que é o Abel Ferreira, é monstro!”, iniciou.

“Ele é um ‘manager’ e eu vim entender isso há pouco tempo. Ele é o cara que faz o Navarro achar que é craque. Ele faz o Gabriel Menino ser um dos melhores volantes do país. Ele transformou a Sociedade Esportiva Palmeiras num time que todo mundo quer copiar. Quando aconteceu isso? Com a Parmalat. Olha o time da Parmalat! Não tem nem comparação! Eles contrataram o Everton por dois milhões e um monte de gente xingou o Alexandre Mattos. Como é que pode dar dois milhões pelo Everton? Como é que pode? E outra coisa, quem mais ajudou o Palmeiras nesse meio tempo foi o Luxemburgo, que via os meninos da base e deu a oportunidade a eles todos”, pontuou Neto.

“Mas pera lá um pouquinho. Ele [Abel Ferreira] tem dois anos e oito meses de Palmeiras. Ele tem oito títulos. Sabe quantos títulos têm Santos, São Paulo e Corinthians juntos neste mesmo tempo? Um título! Quem ganhou? Isso é uma vergonha para os jogadores de São Paulo, Santos e Corinthians. Isso é uma vergonha para os dirigentes!”, desabafou o apresentador do ‘Donos da Bola’.