Pedido complicado
O Vasco pode enfrentar uma situação complicada caso a Conmebol atenda a um pedido da CBF para modificar o acesso dos clubes brasileiros às competições internacionais, especialmente a Copa Libertadores.
Em ofício enviado à Conmebol, a CBF propôs algumas mudanças com o objetivo de melhorar o calendário dos clubes brasileiros, que têm enfrentado um número excessivo de jogos devido aos playoffs das competições continentais.
Entre as mudanças sugeridas pela CBF, estão a extinção dos playoffs na Copa Sul-Americana e a exclusão dos clubes brasileiros da fase prévia da Libertadores. A CBF propõe, ainda, que o Brasil receba uma vaga direta a mais na fase de grupos da Libertadores.
Essas modificações, segundo a entidade, visam reduzir o número de partidas disputadas pelos times e evitar sobrecargas, especialmente para os clubes que participam dessas etapas preliminares.
Prejuízo
Porém, se a decisão for acatada, o Vasco poderá ser diretamente prejudicado. O clube carioca vive uma fase de recuperação e contava com uma possível classificação para a Libertadores via G-9 no Brasileirão Betano 2025, mas agora poderá ver essa possibilidade reduzida.
CE – FORTALEZA – 09/11/2024 – BRASILEIRO A 2024, FORTALEZA X VASCO – Torcida durante partida entre Fortaleza e Vasco no estadio Arena Castelao pelo campeonato Brasileiro A 2024. Foto: Baggio Rodrigues/AGIF
Se a Conmebol decidir pela exclusão da Pré-Libertadores para clubes brasileiros, o número de vagas disponíveis para a competição poderá diminuir, obrigando o Vasco a buscar uma posição mais alta na tabela, como G-7 ou G-8, para garantir sua vaga.
Veja também
R$ 185 milhões! Vasco pode garantir ‘bolada’, e novidade empolga Pedrinho
A CBF ainda não recebeu resposta da entidade organizadora do evento, mas a situação preocupa clubes que apostam em uma classificação para o torneio continental através das colocações adicionais no campeonato nacional.