Na última quinta (28), o Corinthians anunciou oficialmente a contratação do técnico Mano Menezes. O comandante que já passou pela equipe alvinegra em outras duas oportunidades concedeu sua primeira entrevista coletiva de apresentação. Durante o bate-papo com a imprensa, o gaúcho abordou diversos assuntos, um deles, é a utilização de atletas da base.
O treinador enfatizou a importância de dar uma oportunidade aos mais jovens citando como exemplos, os jogadores com quem teve a chance de acionar. “Sempre trabalhei com jogadores jovens por onde passei. Primeira vez aqui tinha Dentinho, Lulinha, vários jogadores jovens em um momento muito difícil. Para jogar a Série B era o pior momento, em termos de pressão. Depois na segunda passagem colocamos Malcom, com 17 anos, e já foi titular juntamente com Paolo Guerrero, vimos Arana com 17 anos”, relembrou.
Ainda na ocasião, Mano enfatizou que é preciso ter em mente que os novos atletas sempre vão oscilar em campo e que nem sempre irão render o esperado, mas que com tempo há um amadurecimento. “Sempre onde passamos colocamos jogadores e trabalhamos na formação final desses jogadores. Não basta só colocar esses jogadores. É difícil, vai oscilar, é jovem e ainda não tem maturidade. O nível técnico dos jogadores é muito parecido, então na medida que você tenha jogadores jovens feitos em casa e pode preencher um bom percentual do seu elenco, você está guardando um pouco de dinheiro para fazer um investimento diferenciado em dois ou três jogadores que vão dar sustentação para esses jovens que estão subindo da base”, finalizou.
Atualmente o elenco do Timão possui a sua disposição sete jogadores da base promovidos ao profissional, são eles: Biro (19 anos), Pedro (17 anos), Matheus Araújo (21 anos), Felipe Augusto (19 anos), Wesley (18 anos), Léo Mana (19 anos) e Giovane (19 anos).