Por mais que tenha passado pouco tempo no México, defendendo o Pumas, Daniel Alves pode acompanhar de perto como funciona o futebol daquele país. Em entrevista ao portal UOL, o lateral afirmou que os níveis do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Mexicano são praticamente iguais.
Além disso, para enfatizar o seu pensamento o veterano relembrou o seu período no São Paulo para poder fazer uma avaliação mais precisa. “México e Brasil são a mesma coisa, e eles (críticos) consideram ligas diferentes. Não sei por que razão, porque eu estive nas duas e sei que é a mesma coisa”, assegurou.
Por último, o lateral-direito analisou o confronto entre Barcelona e Atlante, do México, pela semifinal do Mundial de Clubes 2009, para revelar que sempre teve vontade de atuar no futebol mexicano. Segundo o veterinário, o Atlante dificultou bastante a vida do Barça, naquela ocasião comandado por Guardiola, na vitória por 3 a 1 dos Culés.
“Eu queria viver, sentir essa experiência (de jogar no México). Conheci a Liga Italiana, a Espanhola muito bem, a Francesa, a Brasileira. E a escola do México de futebol é algo que eu adoro. Eles são menos do que poderiam ser, poderiam ser muito mais pela qualidade de jogadores que têm. Em 2009, naquele Barcelona do Guardiola, a gente enfrentou eles numa semifinal de Mundial e quase foi eliminado. Aquilo me gerou uma curiosidade”, finalizou, Daniel.