Decisão tomada
O técnico Fernando Diniz tomou a decisão de manter Rafa Silva no elenco do Cruzeiro até o final da temporada. A confirmação foi dada logo após a derrota para o Flamengo por 1 a 0, em Belo Horizonte, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Pedro Lourenço, dono da SAF do clube, deixou nas mãos de Diniz a escolha sobre o futuro do atacante, e o treinador optou por continuar contando com o jogador. Vale lembrar que, além da polêmica recente, Rafa Silva, que tem contrato com o Cruzeiro até 31 de dezembro deste ano, está enfrentando uma fase complicada devido a lesões.
Durante os treinamentos na Toca da Raposa 2, o atacante voltou a sentir dores na coxa direita, local onde já havia sofrido uma lesão em junho. Essa nova dor o impediu de ser opção para o confronto contra o Flamengo, além de já estar suspenso por conta do cartão vermelho recebido contra o Athletico-PR.
A suspensão de Rafa Silva aconteceu após uma expulsão rápida e polêmica contra o Athletico-PR, quando o jogador foi punido com o cartão vermelho logo nos primeiros segundos em campo. O motivo foi uma cotovelada intencional no zagueiro Kaique Rocha, do Athletico-PR, gerando uma repercussão negativa para o atacante.
Detalhes dos bastidores
Embora tenha mantido o atleta no elenco, a diretoria do Cruzeiro decidiu aplicar uma multa financeira significativa como forma de penalidade para o jogador. Mesmo com a situação delicada, Diniz acredita que Rafa Silva pode contribuir para a equipe na reta final da temporada.
O Cruzeiro ainda possui compromissos decisivos tanto no Campeonato Brasileiro quanto na final da Copa Sul-Americana. A presença do atacante no grupo é vista como uma alternativa para reforçar o setor ofensivo, embora Diniz esteja ciente dos riscos físicos devido às lesões recorrentes do jogador.
Pedrinho BH reafirmou seu apoio à decisão de Diniz em entrevista após o jogo contra o Flamengo. O dono da SAF ressaltou que, apesar de reconhecer a gravidade do episódio de expulsão, confia na capacidade do treinador para administrar a situação e extrair o melhor do atacante para os jogos restantes.
Rafa Silva jogador do Cruzeiro comemora seu gol durante partida contra o Cuiabá no Mineirão pelo campeonato Brasileiro A 2024. Foto: Gilson Lobo/AGIF
Diniz explicou a real situação do jogador: “Ele estava suspenso (hoje) e também está sentindo (dor). Ele voltou a sentir a lesão na coxa nos treinamentos. Então, mesmo se ele estivesse suspenso, ele não ia poder ajudar. Ele faz parte do elenco e está com a gente”, disse.
Veja também
Diniz fica sob pressão após nova derrota e bastidores no Cruzeiro é exposto: “desconfiança e desprazer”
Além dos confrontos finais do Brasileirão, o Cruzeiro ainda tem pela frente a final da Copa Sul-Americana contra o Lanús, no Paraguai. Nesse contexto, a manutenção de Rafa Silva no elenco pode representar um importante reforço, caso o atacante esteja em condições de jogo, proporcionando ao time mais alternativas para buscar bons resultados.