No último domingo (13), o Fluminense encerrou sua temporada dentro de campo ao sacramentar a 3ª colocação no Campeonato Brasileiro, garantindo vaga na fase de grupos da próxima Libertadores. Campeão carioca no início do ano, quem foi o principal destaque de 2022 foi Germán Cano, que quebrou recordes em sua primeira temporada nas Laranjeiras. E o centroavante esbanjou humildade durante uma entrevista, além de fazer uma promessa ‘ousada’ para torcida do Tricolor.

Ao GE, Cano declarou que não esperava atingir números tão expressivos no seu primeiro ano de Fluminense, mas também garantiu que não quer ‘deixar a peteca cair’ em 2023: “Não estava dentro das possibilidades chegar a essa marca, mas no futebol sempre dá para poder superar. Para mim, é algo extraordinário fazer tudo que fiz esse ano. (…) Trabalhei muito por esse momento. É o melhor momento da minha carreira e estou desfrutando ao máximo”, declarou o argentino.

Vale lembrar que o atacante marcou 44 gols nesta temporada pelo Fluminense, número que o coloca como maior artilheiro num ano no Brasil, superando Neymar e Gabigol, que foram às redes 43 vezes em 2012 e 2019, respectivamente. Além disso, Germán Cano alcançou o posto de maior goleador do Tricolor neste século, deixando Magno Alves para trás, que anotou 39 tentos em 2002. Tais marcas foram atingidas disputando 70 partidas no ano.

Aos 34 anos, Cano espera conquistar ainda mais pelo Fluminense, principalmente na disputa da Libertadores, já que o time acabou sendo eliminado na fase preliminar em 2022. Para auxiliar o argentino, a diretoria promete observar opções no mercado para reforçar o elenco, cuja comissão técnica também precisa ser definida para 2023. Isso porque a permanência de Fernando Diniz para o próximo ano só deve ser garantida após a eleição presidencial do Tricolor, no próximo dia 26.