Nesta segunda (31), o Fluminense venceu o Ceará por 1 a 0, fora de casa, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro e, com o resultado, garantiu vaga na Libertadores 2023, já que chegou aos 61 pontos na 4ª colocação da tabela. Autor do único gol da partida, Germán Cano fez história na competição. Isso porque o atacante tem ‘roubado a cena’ no Tricolor, e, diante dos cearenses, virou o maior artilheiro gringo de uma edição do Brasileirão de pontos corridos.

Segundo levantamento do GE, Cano chegou aos 21 gols pelo Fluminense neste campeonato, e empatou com Aristizábal, que balançou as redes na mesma quantidade, porém, o fez em 2003, quando a Série A ainda era disputada com 24 equipes. Ou seja, o argentino do Tricolor não só igualou a marca de seu compatriota, como também o fez numa competição disputada por 20 times, além de atingir o feito a três rodadas do fim.

Além de Cano e Aristizábal, que completa a lista de maiores goleadores estrangeiros do Brasileiro são: Tévez, que marcou 20 gols em 2005; Acosto, que foi às redes 19 vezes em 2007; Petkovic, que anotou 18 tentos em 2004; e Calleri, que balançou as redes 16 oportunidades nesta edição do campeonato. De quebra, o atacante argentino chegou aos 39 gols marcados no Tricolor em 2022, se tornando o maior artilheiro da equipe em um ano neste século empatando com Magno Alves.

Em entrevista, Germán Cano valorizou o feito e fez questão de dividir os méritos com seus companheiros de Fluminense: “Para mim é momento muito feliz, fazer história com o Fluminense. Agradeço a ajuda dos companheiros, do presidente. Vamos continuar trabalhando da mesma maneira e perseguindo os objetivos”, declarou o argentino. O Tricolor volta a campo no próximo sábado (5), às 16h30, para enfrentar o São Paulo, no Maracanã, pela 36ª rodada da competição.