No último sábado (10), o Fortaleza perdeu para o Fluminense por 2 a 1, fora de casa, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, e com o resultado, caiu para a 15ª colocação da tabela com 30 pontos, quatro acima da zona de rebaixamento. Após iniciar o returno da competição de forma imbatível, a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda vem de duas derrotas seguidas. De candidato à queda à Série B à postulante à Copa Sul-Americana, confira as probabilidades do Leão no Brasileirão.

De acordo com dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Fortaleza tem 43,2% de chance de se classificar ao torneio internacional, ficando atrás de seis concorrentes no quesito: América-MG (74,3%), Goiás (74,2%), Santos (65,1%), Atlético-MG (64,9%), Red Bull Bragantino (58,9%) e o rival Ceará (45,2%). Depois de participar pela primeira vez da Copa Libertadores, o Leão agora está a apenas um ponto da zona de classificação à Sul-Americana.

Apesar dos tropeços recentes, o Fortaleza continua tendo maior probabilidade de participar da Copa Sul-Americana em 2023 do que cair para a Série B. Isso porque as chances de rebaixamento para a equipe tricolor são de apenas 10,1%. Número inferior a de seis oponentes diretos na luta contra o Z-4: São Paulo (11,3%), Coritiba (38,7%), Cuiabá (55,4%), Avaí (71%), Atlético-GO (90,9%) e Juventude (98,1%). A título de comparação, o Ceará tem 7,8% nesse quesito.

Para focar na parte de cima da tabela, Vojvoda terá a semana livre para treinamentos para realizar ajustes na equipe tricolor, já que o Leão só volta a campo no próximo domingo (18), às 18h, para enfrentar o lanterna Juventude, fora de casa, pela 27ª rodada da Série A. Em seguida, o Fortaleza terá um tempo ainda maior de preparação, pois enfrenta o Flamengo somente no dia 28 de setembro, às 19h, no Castelão, pela 28ª rodada do campeonato.