Pela segunda temporada consecutiva, o Fortaleza garantiu sua participação na Copa Libertadores, sendo que, em 2023, entrará na fase preliminar do torneio. E o sucesso recente da equipe tricolor passa por Marcelo Paz que, desde que assumiu a presidência, colocou o time em ascensão no cenário sul-americano. Em meio a tudo isso, o dirigente deu um ‘pontapé no mistério’ ao expor a chance do Leão virar SAF, prática que está em alta no Brasil.

Em entrevista ao GE, Paz admitiu que o Fortaleza não pensa em se transformar em clube-empresa no momento, já que o momento do time tricolor é diferente de quando Botafogo, Cruzeiro e Vasco se tornaram SAF: “Eram clubes que estavam com dívidas. Era quase que uma salvação. Acho que eles fizeram certo. O Fortaleza tem que pensar num caminho diferente. Entrar dinheiro é importante, mas não sei se é o momento do Fortaleza perder o controle do clube”, disse o presidente.

Entretanto, o mandatário tricolor não descartou a possibilidade no futuro, garantindo que o Leão poderia se tornar SAF desde que fosse o desejo da maioria da torcida: “Não sei se esse é o momento do Fortaleza. Temos um equilíbrio financeiro. E tomando uma decisão, é o torcedor que vai aprovar. É o torcedor que vai dizer sim ou não. O máximo que a gente vai fazer, caso avance, é trazer todas as ideias e a torcida decide”, finalizou Marcelo Paz.

Vale lembrar que a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um tipo específico de empresa criado pelo Congresso em 6 de agosto do ano passado por meio da Lei 14.193/2021, que incentiva clubes de futebol a migrarem da associação civil sem fins lucrativos para a empresarial, dispondo de normas de governança, controle e meios de financiamento específicos. O Fortaleza segue colocando o planejamento para a próxima temporada em prática, incluindo a montagem do elenco.