Classificado à fase preliminar da Copa Libertadores, o Fortaleza tem aproveitado a pré-temporada para colocar o planejamento para 2023 em prática, incluindo a montagem do elenco de Juan Pablo Vojvoda. Entre os reforços já anunciados, João Ricardo chegou ao Pici depois de passar as últimas duas temporadas no Ceará. Marcelo Paz, presidente tricolor, vazou bastidores do acerto do Leão com o goleiro e ‘cutucou’ o rival, que caiu para a Série B.

Em entrevista ao site oficial do Fortaleza, Paz garantiu que a negociação com João Ricardo foi tranquila, assinando um contrato com o goleiro válido até dezembro de 2024, com opção de renovação por mais um ano: “É um atleta que desde o início que a gente esteve em contato com ele e se demonstrou interessado, aberto. Não houve leilão, não houve tentativa de dificultar qualquer coisa, foi uma coisa fluida e natural”, declarou o mandatário tricolor.

Marcelo Paz também aproveitou para elogiar as atuações de João Ricardo na meta do Ceará, exaltando o novo reforço do Leão: “Teve boas atuações no nosso rival. No último ano, em especial, teve a quantidade de jogos maior, uma quantidade bem significativa. É um atleta experiente, rodado, é muito importante para essa posição ter o atleta com convivência maior, tem experiência em Série A e em grandes competições”, finalizou o presidente.

João Ricardo era um dos pilares do rival, onde, ao todo, disputou 75 partidas. Em 2022, o arqueiro de 34 anos foi um dos grandes nomes do Brasileirão apesar do rebaixamento do Ceará, pois terminou como o 2º goleiro que mais realizou defesas no campeonato, com 107. Vale lembrar que outro reforço do Fortaleza veio de Porangabuçu: o lateral Bruno Pacheco. O Leão também anunciou a volta do ala Yago Pikachu e a contratação do meia Cristian Bernardi para a temporada.