Neste domingo (31), o Fortaleza deu fim a sua sequência de três jogos sem vitórias ao bater o Cuiabá por 1 a 0, fora de casa, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, e, com o resultado, deixou a lanterna da tabela para assumir a 18ª colocação com 18 pontos. A três pontos do Avaí, primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Leão segue na luta para evitar a queda para a Série B. E Vojvoda ‘resolveu’ um ponto fraco da equipe nos últimos jogos.

Isso porque, como noticiado inicialmente pelo jornal ‘O Povo’, o Fortaleza não levou gols em quatro dos últimos cinco jogos do Brasileirão. Nesta sequência, a equipe tricolor empatou em 0 a 0 com Palmeiras e Santos, além de vencer Atlético-GO e o já citado Cuiabá, ambos com o placar mínimo. A única vez em que a defesa do Leão foi vazada neste retrospecto foi na derrota para o Red Bull Bragantino, por 2 a 1, fora de casa, pela 18ª rodada do campeonato.

Vale reforçar que, antes das quatro partidas já citadas, o Fortaleza só não tinha levado gols em outras duas oportunidades, quando empatou em 0 a 0 com o Athletico-PR e venceu o América-MG por 1 a 0, ambos no Castelão. Com 23 gols sofridos até aqui, o Leão tem a 12ª melhor defesa da Série A. Se por um lado Vojvoda ajustou a ‘casinha’, agora o técnico volta suas atenções para outro problema da equipe tricolor na competição: o ataque.

Com 16 gols marcados, o Fortaleza tem, ao lado de Juventude e América-MG, o segundo pior ataque do Brasileiro, número superior apenas ao Cuiabá, que anotou 14 gols. Para se ter uma ideia da fragilidade ofensiva, o artilheiro tricolor no campeonato continua sendo Yago Pikachu, com quatro gols, mas o ala sequer continua no elenco. Com a defesa do Leão mais sólida, Vojvoda terá uma semana livre para realizar ajustes lá na frente.