No último sábado (10), o Fortaleza perdeu para o Fluminense por 2 a 1, no Maracanã, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, e com o resultado, caiu para a 15ª colocação da tabela com 30 pontos, quatro acima da zona de rebaixamento. Realidade bem diferente da vivida no ano passado, quando o Leão não só brigou, como também conquistou, vaga na fase de grupos da Libertadores. E a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda ganhou reconhecimento global.

Isso porque o Fortaleza subiu no ranking mundial de clubes da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) até agosto, ocupando a 69ª posição com 146 pontos, três lugares acima do Manchester United, da Inglaterra, que ficou em 72º. Vale lembrar que a lista diz respeito ao período entre 1 de setembro de 2021 até 31 de agosto de 2022, sendo que a organização divulga o ranking todos os anos e não tem relação com a Fifa.

A IFFHS considera os resultados conquistados pelos times em uma temporada, além de estatísticas de cada equipe. Ainda de acordo com o site, o sistema de pontuação do ranking mundial de clubes é dividido entre competições internacionais e nacionais, sendo consideradas apenas partidas das competições reconhecidas pela Fifa. No período analisado, o Fortaleza chegou à semifinal da Copa do Brasil, em 2021, além de ter terminado na 4º posição do Brasileirão do mesmo ano.

Neste ano, o Leão chegou às oitavas de final da Libertadores em sua estreia na competição, além das quartas de final da Copa do Brasil. O Ceará, por sua vez, é o time nordestino mais bem colocado na lista da IFFHS, pois aparece na 26ª posição com 192 pontos, empatado com o PSG, da França, e à frente de times como Villareal e Barcelona, da Espanha, e River Plate, da Argentina. O Fortaleza enfrenta o Juventude neste domingo (18), às 18h, fora de casa, pela 27ª rodada da Série A.