Nesta terça (30), o Grêmio chegou a seu quarto jogo seguido sem vitória na Série B do Brasileiro ao perder por 2 a 0 para o Criciúma, fora de casa, pela 27ª rodada do campeonato, e com o resultado, caiu para a 4ª colocação da tabela com 44 pontos. E, para piorar, Roger Machado perdeu mais duas peças: Janderson e Nicolas. O departamento médico do Tricolor detectou a ‘lesão de Neymar’ em um deles, cujo tempo de recuperação preocupou a torcida.

Isso porque o atacante do Grêmio teve fratura em processo transverso nas vértebras L3 e L4 no lado direito. Esse é o mesmo problema que acometeu o camisa 10 da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014, quando Neymar sofreu uma entrada nas costas de Zuñiga, da Colômbia. Janderson já iniciou seu tratamento no Tricolor, que inclui repouso total e imobilização para controle da dor, tendo projeção de voltar aos treinos entre seis a oito semanas.

Segundo o GE, o lateral apresentou lesão grau 1 na panturrilha esquerda e vai passar por sessões de fisioterapia, além de passar por avaliação diária. Por mais que o Grêmio não divulgue prazos de recuperação de seus lesionados, a tendência é que Nicolas volte a ficar à disposição entre 10 a 15 dias, mas pode precisar de mais devido ao local da lesão. Vale lembrar que o técnico do Tricolor tem sofrido com o número de desfalques no DM.

O zagueiro Kannemann e o atacante Ferreira continuam no departamento médico do Grêmio, sendo que a dupla vive uma temporada marcada por lesões, tendo pouca sequência sob o comando de Roger em 2022. Agora sem Janderson e Nicolas, o Tricolor tem poucos dias para fazer ajustes, já que volta a campo nesta sexta (2), às 21h30, para enfrentar o Vila Nova, na Arena, pela 28ª rodada da Série B. Uma vitória pode ajudar a diminuir a pressão na luta pelo acesso.