Fazendo contas para garantir, matematicamente, o retorno à elite do futebol brasileiro, o Grêmio depende apenas de si para subir na Série B, já que ocupa a vice-liderança da tabela com 57 pontos em 34 rodadas. Com isso em mente, Renato Gaúcho segue preparando a equipe para a decisão contra o Bahia, que vem logo atrás na classificação. E o técnico deve surpreender a torcida ao preparar um ‘fato novo’ na escalação: Gabriel Grando.

Isso porque o titular de Renato na posição, Brenno, deixou o treino desta quarta (12) antes do fim após um choque com Elkeson, precisando levar nove pontos na orelha direito. Como o goleiro nem participou da atividade de hoje (13) com o restante do elenco, vira dúvida para o próximo compromisso do Grêmio na Série B, cuja participação no jogo contra o Bahia depende da reavaliação do departamento médico do Tricolor.

Vale lembrar que Brenno tem sido criticado por parte da torcida do Grêmio. Caso a ausência do camisa 1 seja confirmada, Gabriel Grando terá sua primeira chance com Renato desde a chegada do treinador. O goleiro reserva inclusive chegou a participar no time de transição em partida da Copa FGF nesta quarta (12) para manter o ritmo de jogo. Dúvida à parte, a certeza é que o Tricolor vem com pelo menos uma mudança na formação inicial devido à ausência de Kannemann.

O zagueiro levou o terceiro cartão amarelo diante do Londrina e precisa cumprir suspensão, e por isso, deve ser substituído por Bruno Alves. Segundo o GE, a provável escalação de Portaluppi é: Gabriel Grando (Brenno); Edilson, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello e Lucas Leiva; Thaciano, Biel e Diego Souza. O Grêmio entra em campo neste domingo (18), às 16h, para encarar o Bahia, na Arena, pela 35ª rodada da Série B.