Na última quarta (25), o Grêmio venceu o Brasil por 1 a 0, na Arena, pela 2ª rodada do Gauchão, mais uma vez com gol de Luis Suárez, que chega ao seu quinto tento com a camisa tricolor. Contudo, a partida também ficou marcada pela críticas de Renato Portaluppi, que não gostou da cera do adversário e deu fortes declarações em coletiva pós-jogo. Rogério Zimmermann, por sua vez, retrucou a reclamação do técnico do Tricolor e ‘desenterrou’ o passado.

Tudo começou quando Renato classificou a estratégia do Brasil como “antijogo” e “palhaçada”, inclusive garantindo que não faria isso no Grêmio em respeito às boas atuações: “Se o Grêmio fizer isso, pode bater em mim, meu time entra para jogar futebol. Isso aí é antijogo, fica feio para o futebol. Se eu estou em casa vendo na televisão, eu desligo a televisão”, disse o treinador. Zimmermann, por sua vez, fez uma revelação surpreendente ao rebater as críticas do comandante tricolor.

Isso porque o técnico do Brasil declarou que se inspirou no próprio Imortal de Renato, apontando um jogo que moldou sua estratégia: “Não vou criar polêmica. Ele fez muito isso em vários jogos, me lembro de Grêmio e São Paulo no Morumbi, ele fez a mesma coisa. É normal isso, faz parte, tranquilo. Ele dirigindo o Grêmio, e conseguiu naquela ocasião o resultado. Me inspirei muito nesse jogo do Renato lá no Morumbi, que o time caía, a bola parava toda hora”, disse Rogério Zimmermann.

O treinador adversário fez referência ao jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil 2020, quando o Grêmio empatou em 0 a 0 com o São Paulo, fora de casa, depois de ter vencido o primeiro duelo na Arena por 1 a 0. À época, Renato e companhia acabaram com o vice do torneio após perder a grande decisão para o Palmeiras. Polêmica à parte, o Tricolor volta a campo no próximo domingo (29), às 20h30, para enfrentar o São José, fora de casa, pela 3ª rodada do estadual.