Não é segredo para ninguém que o Barcelona tem passado por alguns problemas financeiros e para se enquadrar nas regras de fair play financeiro. Contudo, nesta quarta (28), a LaLiga anunciou mudanças que vão proporcionar um impulso em sua política de transferências.

A principal alteração é que os clubes que excederam o teto de gastos imposto pela liga na última temporada – o que aconteceu com o clube culé- agora poderão usar 50% do que conseguirem economizar ou arrecadar na contratação de novos jogadores.

Além disso, se a economia resultante da saída de um jogador atingir 5% do teto de gastos, será permitido investir até 60% desses recursos em reforços. Antes os clubes podiam usar somente 40% das economias ou receitas, podendo chegar no máximo a 50% caso a venda de um jogador gerasse uma quantia substancial.

“O objetivo dessa mudança é estimular as contratações em um momento em que a janela de transferências está paralisada, ao mesmo tempo em que incentiva os clubes a economizarem. A mudança para a temporada 2023/24 terá um impacto positivo em várias equipes, permitindo que elas atuem no mercado enquanto economizam dinheiro”, afirmou o porta-voz da LaLiga.

Leia mais: “Mal-estar no Camp Nou?”; Pedido de Xavi é negado e gera discordâncias no Barcelona

É preciso pontuar que as alterações nas regras foram aprovadas pela Comissão da LaLiga que é composta pelo presidente Javier Tebas, seus vice-presidentes e representantes de 12 times. No entanto, apesar da notícia, ainda não está garantido que o clube catalão vai conseguir realizar todas as suas intenções no mercado da bola.