De olho na preparação
Com a pausa para a Data Fifa, o Bahia aproveita o período de dez dias sem jogos para realizar ajustes essenciais na equipe. Depois de uma maratona de 55 partidas já disputadas em 2024, o elenco tricolor precisa equilibrar a carga física e evitar lesões, especialmente em um calendário tão apertado como o do futebol brasileiro.
A comissão técnica do clube, em especial o preparador físico Danilo Augusto, tem focado não só no descanso dos atletas, mas também no aprimoramento físico durante os treinamentos no CT Evaristo de Macedo. Danilo Augusto destacou os desafios de manter a forma física dos jogadores ao longo de uma temporada desgastante, enfatizando a necessidade de utilizar esse tempo para trabalhar de forma mais intensa.
O preparador destacou a importância de otimizar cada sessão de treino para alcançar o máximo de performance. “O calendário impossibilita o trabalho com cargas condicionantes, e o jogo se torna o principal momento que o atleta tem máximo de desempenho”, explicou.
Com o elenco enxuto, o Bahia não pode se dar ao luxo de sofrer com lesões, algo que vem acontecendo com vários clubes brasileiros devido à sequência pesada de jogos. Danilo detalhou como o clube divide a preparação física entre grupos de atletas, visando atender às necessidades específicas de cada jogador. “Nós temos sessões definidas no aspecto da força, realizado dentro do campo. Tentamos contemplar trabalhos de potência que vão decidir as partidas”, afirmou ele.
A estratégia do clube durante esse período é clara: garantir que todos os jogadores estejam em suas melhores condições físicas para os próximos desafios. “Nós temos grupos distintos. Atletas que estão jogando, que a preocupação é a manutenção das cargas, do desempenho. E atletas que não têm tantos minutos jogados. Tentamos incrementar as cargas para que possam evoluir e aumentar o nível das capacidades motoras”, detalhou o preparador físico.
Controle de carga
Desempenho do Bahia na temporada agrada?
Desempenho do Bahia na temporada agrada?
0 PESSOAS JÁ VOTARAM
Além de ajustar a carga de treinamento, o Bahia tem monitorado de perto os jogadores que mais atuaram em 2024. O preparador físico destacou que alguns atletas já ultrapassaram o número de minutos jogados em relação à temporada anterior.
“Temos atletas que já ultrapassaram minutos jogados na temporada anterior. A gente fica atento para observar. Momento que a gente busca a recuperação. E, nesse momento, com 10 dias de preparação, colocar cargas condicionantes para que os atletas consigam aumentar os seus níveis das capacidades e mantê-las para ter ótimo desempenho durante os jogos”, disse Danilo Augusto.
Veja também
Everaldo vai mal no Bahia e notícia "chocante" acaba de vazar: "A pior"
Um exemplo é o volante Jean Lucas, que já soma 44 jogos e 3.870 minutos em campo na atual temporada. Em comparação, em 2023, ele disputou apenas 32 partidas, com 2.196 minutos, somando suas atuações pelo Esquadrão, Mônaco e Santos. Esse aumento significativo no tempo de jogo exige cuidados especiais para evitar sobrecargas e possíveis lesões.
Com a volta aos gramados marcada para o dia 12 de setembro, quando enfrentará o Grêmio fora de casa pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor de Aço busca aproveitar ao máximo esse período de preparação. O objetivo é voltar ainda mais forte, tanto no aspecto físico quanto no desempenho coletivo, e seguir lutando por seus objetivos na temporada.