Botafogo

John Textor não apresenta provas de manipulação e STJD toma decisão

Dono da SAF do Botafogo deu declarações polêmicas recentemente, alegando ter provas de manipulação de resultados.

John Textor vem dando declarações polêmicas - Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
© Jorge Rodrigues/AGIFJohn Textor vem dando declarações polêmicas - Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Sem provas de manipulação

O empresário John Textor, figura importante no futebol brasileiro figurando como dono do Botafogo, está no centro de uma série de controvérsias e investigações no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

As acusações contra o norte-americano surgiram após declarações feitas por ele no início de março, nas quais alegava possuir evidências de manipulação de resultados no futebol brasileiro nos últimos três anos (2021, 2022 e 2023), incluindo gravações de árbitros reclamando do não recebimento de propinas prometidas.

Textor será julgado

Textor foi denunciado ao STJD por não apresentar as supostas provas dentro dos prazos estabelecidos. O presidente do tribunal, José Perdiz de Jesus, solicitou a entrega das evidências, porém, o empresário não as apresentou, o que levou à abertura de inquérito para apurar as alegações.

PUBLICIDADE

Apesar de repetidas determinações do relator do caso, auditor Mauro Marcelo de Lima e Silva, John não cumpriu os prazos para a apresentação das provas. Em sessão do Pleno do STJD realizada em 14 de março, por unanimidade de votos, foi declarada a competência da Justiça Desportiva para a apuração dos fatos.

Leia mais: Casares ‘ataca’ Textor após acusação de suposta manipulação e provoca dono da SAF do Botafogo

PUBLICIDADE

Contudo, por maioria dos votos, não foi referendada a suspensão automática de Textor, que agora enfrenta o julgamento no tribunal. Além dessa denúncia, Textor será julgado em 9 de abril pelo episódio ocorrido durante a partida entre Botafogo e Palmeiras no Brasileirão do ano passado.

Na ocasião, o dono do Glorioso invadiu o campo e acusou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de corrupção devido a supostos erros da arbitragem. Embora tenha sido punido preventivamente, Textor foi posteriormente absolvido pelo STJD. No entanto, o recurso da Procuradoria será analisado em breve.

Em uma investigação separada, o procurador-geral do STJD, Ronaldo Piacente, deu ao americano um prazo de três dias para apresentar provas relacionadas a alegações de manipulação nos jogos entre Palmeiras e São Paulo de 2023 e Palmeiras e Fortaleza de 2022. Caso não as apresente, o dirigente do Alvinegro corre o risco de ser automaticamente suspenso até que as evidências sejam apresentadas ao tribunal.

PUBLICIDADE

O que dizem os torcedores

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM

John Textor quer levar estrela do Botafogo ao Lyon
Mercado da Bola

John Textor quer levar estrela do Botafogo ao Lyon

CEO do Botafogo quebra o silêncio e fala sobre situação financeira de Textor
Times

CEO do Botafogo quebra o silêncio e fala sobre situação financeira de Textor

Leila Pereira expõe relação com Textor e notícia ferve no Botafogo: "Eu não me encontro"
Times

Leila Pereira expõe relação com Textor e notícia ferve no Botafogo: "Eu não me encontro"

Textor vira assunto no Botafogo e vive 'drama' na França
Times

Textor vira assunto no Botafogo e vive 'drama' na França

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Conteúdo Comercial Aplicam-se os Termos e Condições

A adesão a uma das ofertas apresentadas nesta página poderá resultar em um pagamento ao Antenados no Futebol. Isso pode afetar como e onde as casas de apostas aparecem na página e a ordem em que aparecem, mas não influencia nossas avaliações.

Better Collective Logo