Nova fase de Filipe Luís

O Flamengo viveu uma mudança radical esta semana. Apesar de ter vencido o Athletico-PR por 1 a 0, a sequência negativa acabou culminando na demissão do técnico Tite, que foi substituído por Filipe Luís.

Filipe Luís assume como interino até que o clube carioca encontre um técnico definitivo. Como sempre acontece quando há mudanças no comando do Rubro-Negro, o nome de Jorge Jesus mais uma vez foi vinculado ao Flamengo.

Convites de JJ

Se Jorge Jesus é uma possibilidade ou não no Flamengo, isso ainda é uma incógnita. No entanto, o técnico português, que marcou história no clube, já tinha uma projeção da capacidade de Filipe Luís como treinador e teria feito três convites para que ele fosse seu auxiliar, segundo Bruno Andrade.

“Não foi um convite, não foram dois, foram três convites em vão do Jorge Jesus para ter o Filipe Luís como seu auxiliar. Não diria o auxiliar principal, porque esse cargo ainda é do João de Deus, que trabalhou com Jesus no Flamengo e foi campeão de praticamente tudo, mas foi um processo em que, lá atrás, ainda com o Filipe Luís em atividade, essa é a grande curiosidade inclusive”, iniciou o jornalista durante o De Primeira.

Segundo o colunista, Jorge Jesus sugeriu que o lateral antecipasse a aposentadoria como jogador de futebol. “Antes mesmo de pendurar as chuteiras no começo de 2023, o Jorge Jesus, já projetando e visualizando o Filipe Luís como futuro treinador, convidou: ‘Olha, antecipa o seu fim de carreira e vem trabalhar comigo’”, disse, referindo-se à ocasião em que JJ ainda estava no Fenerbahçe, na Turquia. Filipe Luís recusou, não por falta de vontade de trabalhar com Jesus, mas porque queria encerrar seu contrato com o Flamengo, que terminou em dezembro de 2023.

A segunda oferta veio quando JJ estava no Al Hilal. “Depois, volta para o futebol da Arábia Saudita, no Al Hilal. Jorge Jesus (…) assina contrato com o Al Hilal e faz um novo convite para o Filipe Luís, que naquele momento era treinador do sub-17 do Flamengo. Ele recusou pela segunda vez. Meses depois, Jorge Jesus renovou o contrato com o Al Hilal, voltou a convidar o Filipe Luís, que já era treinador da equipe sub-20 do Flamengo, e novamente ele recusou”, relatou Andrade.

Vínculo duradouro

Apesar das recusas, Bruno Andrade revelou que Jorge Jesus mantém um vínculo com o ex-jogador, e ambos mantêm contato regularmente para discutir assuntos, inclusive relacionados ao Flamengo. Esta semana, o técnico português ligou para parabenizar seu pupilo.

“Enganam-se aqueles que acham que, por conta dessas recusas, criou-se um imbróglio ou uma relação ruim entre os dois. Pelo contrário, eu converso frequentemente com pessoas do estafe da comissão técnica do Jorge Jesus, e eles me dizem que o Filipe Luís liga semanalmente, não vou dizer diariamente, mas liga para discutir futebol, Flamengo, futebol brasileiro e internacional. Jorge Jesus tem uma paixão monstruosa pelo Filipe Luís, como jogador, pessoa e agora treinador. Ele ligou ontem para parabenizá-lo por essa ‘promoção’ dentro do Flamengo, substituindo o Tite.”