Mercado escasso?
O elenco do Botafogo se reapresentou na última sexta (22), para focar em seus treinos tendo em mente o duelo de volta contra o Boavista pela decisão da Taça Rio e, já vislumbrando a fase de grupos da Libertadores.
Tendo isso em mente, após mais de um mês sem treinador a alta cúpula do Glorioso parece ter finalmente definido alguns alvos no mercado. Segundo a ESPN, dois nomes estariam em tratativas com o clube são: Quique Setién, ex-Barcelona, e Pedro Martins, atualmente no Al Gharafa, do Qatar.
Mas destes o nome que vem ganhando mais força e considerado o plano A da equipe alvinegra, é o treinador espanhol.
Embora as negociações ainda estejam no início, John Textor, principal acionista da SAF gosta do ex-comandante dos Culés pelo estilo de jogo ofensivo.
Bom nome para o Glorioso?
No entanto, a busca do time carioca por Quique Setién não foi vista com bons olhos no programa SporTV News. Para o jornalista Luiz Teixeira a investida pode não ter resultados favoráveis futuramente.
“Até vazar este nome já causa uma sensação ruim, inclusive para o torcedor. Se o momento é bom, o time conquistou o primeiro objetivo da temporada, a vaga na Libertadores, vai mexer nesse momento, quando escolhe grife e não pelo trabalho. O último trabalho foi em setembro de 2023, no Villareal, não entregou o que tinha que entregar. Não resumo o trabalho do Setién ao 8 a 2 que sofreu para o Bayern de Munique, mas o que entregou de concreto dando resultados?”, começou dizendo.
“E era um Barcelona que tinha jogadores que poderiam entregar muito mais que o Botafogo hoje. Não conseguiu entregar absolutamente nada, foi o início da derrocada do Barcelona. Se for contratado, vai chegar no meio da temporada, com um elenco que não tem a mínima ideia dos jogadores. É muito mais um tiro pela grife do que pelo trabalho e qualidade do treinador. Acho uma escolha ruim, e querer vender uma marca no momento que o clube está bem é outro erro”, completou Luiz Teixeira.
Além disso, em sua análise, o comentarista ainda fez questão de levantar um nome que poderia ser uma opção melhor para os alvinegros neste momento: Luiz Felipe Scolari, o Felipão.
“Se o Botafogo procurasse o Felipão hoje eu acharia muito mais coerente que Setién. Também não seria minha escolha, pela característica do elenco, mas seria mais coerente e com mais chance de dar certo”, afirmou.
Leia mais: John Textor mira ex-técnico do Barcelona para assumir o Botafogo
Quique Setién x Messi
Durante sua passagem pelo Barcelona, o treinador espanhol acabou sendo criticado até por Lionel Messi, que é considerado um jogador que possui um perfil quieto, após a goleada por 8 a 2 para o Bayern nas quartas de final da Champions League da temporada 2019/20 por causa do método de trabalho.
Até hoje, a derrota é considerada pelos torcedores como uma das mais traumáticas da história do clube catalão. Alguns dias depois do vexame na principal competição europeia da modalidade, o técnico foi demitido.
De acordo com o Globo Esporte, o espanhol está sem clube desde setembro do ano passado, quando deixou o Villarreal.