O Mundial de Clubes está prestes a passar por mudanças novamente. O primeiro formato da competição era disputado somente entre o campeão da Liga dos Campeões da Europa contra o campeão da Libertadores. Em 2005, o modelo teve mudanças e equipes de outros continentes também entraram na disputa, que passou a ter fase de quartas, semi e final.

Nesta terça-feira (14), o Conselho técnico da Fifa, que está reunido em Ruanda, aprovou por unanimidade a alocação de vagas para o novo formato da competição, que terá 32 clubes e será disputado entre junho e julho de 2025. A divisão por continente ficou da seguinte maneira: AFC (Ásia): 4; CAF (África): 4; Concacaf (América do Norte e Central): 4; Conmebol: 6 (América do Sul); OFC (Oceania): 1; Uefa (Europa): 12; País-sede do torneio: 1.

Estilo Copa

Esse novo formato do Mundial será disputado no mesmo modelo da Copa do Mundo, a cada quatro anos. Em contrapartida, ainda não tem sede definida e a distribuição de vagas dentro do continente será da responsabilidade das respectivas confederações. A única certeza do momento é de que a competição terá início em 2025.

Leia mais: “Está na América do Sul”; Jornal argentino relembra Mbappé e ‘alfineta’ europeus em foto emblemática do Mundial de Clubes

Via: CBF TV

Sobretudo, ainda teremos mais duas edições no atual formato, com sete equipes (2023 e 2024). Inclusive, o conselho da Fifa também nomeou por unanimidade a Arábia Saudita como anfitriã do torneio, que terá início no dia 12 de dezembro e se encerra no dia 22. Esse mesmo modelo também será adotado na edição de 2024.