Nesta quinta (24), o Palmeiras venceu o América-MG por 1 a 0, no Independência, em Belo Horizonte, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, e, com o resultado, se isolou ainda mais na liderança da tabela com 36 pontos, quatro à frente do rival Corinthians. Com isso, o time comandado por Abel Ferreira se consagrou campeão do primeiro turno da competição com uma rodada de antecedência, fazendo com o Verdão entrasse para uma lista ‘seleta’.

Isso porque, segundo levantamento do jornalista Paulo Vinícius Coelho, do Grupo Globo, o Palmeiras foi apenas o sexto time a levantar o título simbólico antes da 19ª rodada. Antes do técnico português conseguir o feito, apenas o São Paulo, em 2006, o Cruzeiro, em 2013 e 2014, o Corinthians, em 2017, e o Atlético-MG, no ano passado, foram campeões do primeiro turno do Brasileirão com antecedência. Para isso, o Verdão também contou com a ‘ajuda’ do Cuiabá.

Como o Galo tinha chances de brigar pelo ‘título’ da primeira metade do campeonato em caso de vitória, o Palmeiras alcançou a marca antes da 19ª rodada graças ao Cuiabá, que buscou o empate em 1 a 1 nos acréscimos finais da partida desta quinta (21). Outro fato curioso é que, nas outras cinco vezes em que um time foi campeão do primeiro turno da Série A por antecipação, todos terminaram a 38ª rodada levantando a taça da competição.

Querendo repetir o destino de seus antecessores, o Palmeiras tem sido avassalador neste Brasileiro, já que é dono do melhor ataque, ao lado do Red Bull Bragantino, com 29 gols, da melhor defesa, com 12 sofridos, e o melhor visitante, com 19 pontos somados em 27 possíveis. Multicampeão à frente da equipe alviverde, Abel Ferreira busca seu título inédito do campeonato. O Verdão enfrenta o Internacional neste domingo (24), às 16h, no Allianz Parque, pela 19ª rodada da competição.