Nesta terça (25), o Palmeiras venceu o Athletico-PR por 3 a 1, de virada, fora de casa, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro e, com o resultado, deu mais um passo rumo ao título, já que lidera a competição com 74 pontos. E quem marcou um dos gols da vitória alviverde foi Gustavo Gómez, que tem sido um dos grandes destaques da equipe de Abel Ferreira. Aliás, o paraguaio ‘quebrou a banca’ em 2022 e agora integra a prateleira mais alta entre os zagueiros do Verdão.

Isso porque, segundo o GE, Gómez anotou seu 11º gol nesta temporada, número que o coloca como maior artilheiro da posição em um ano pelo Palmeiras, já que Júnior Baiano foi às redes em 10 oportunidades em 1999. Agora, o paraguaio mira o topo do ranking de zagueiros com mais gols na história do Verdão, pois ocupa a 3ª posição com 28 tentos, ficando atrás de Salvador Loschiavo, que marcou 32, e Luís Pereira, que encabeça a lista com 36 gols.

Além disso, Gustavo Gómez também deixou outro gringo famoso na história alviverde para trás, ultrapassando Valdívia no ranking de estrangeiros com mais gols pelo Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Enquanto o chileno balançou as redes 15 vezes, o paraguaio anotou 16 tentos. Vale reforçar que quem lidera a estatística dos ‘gringos’ no Verdão é o compatriota do zagueiro: Arce, pois o ex-lateral marcou 26 gols na competição.

E o sucesso de Gómez no ataque ‘contagiou’ seus companheiros de zaga, pois Murilo já balançou as redes 10 vezes no ano, enquanto Luan marcou um gol. Ou seja, a defesa do Palmeiras também tem feito bonito à frente. Os 22 gols do trio supera o recorde da posição que pertencia aos times de 1999 (com (Júnior Baiano, Roque Jr., Cléber e Agnaldo), e 2006 (Daniel, Gamarra, Nen, Dininho, Douglas, Leonardo Silva e Thiago Gomes), já que foram 18 gols marcados por cada.