Posição oficial
O Palmeiras segue disputando ponto a ponto a liderança do Brasileirão Betano com o Botafogo. Sendo assim, o Verdão e prepara para o duelo com o Cruzeiro, fora de casa e precisa da vitória para pressionar o rival carioca.
Entretanto, essa partida contra o Cabuloso está gerando muita discussão nos bastidores. Isso porque, a torcida das equipes protagonizaram um dos episódios mais trágicos dos últimos anos. Em um confronto entre as organizadas dos clubes, na Rodovia Fernão Dias, deixou um torcedor morto e 17 feridos no fim de outubro deste ano.
Por conta disso, o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) recomendou que a partida entre Cruzeiro e Palmeiras seja disputada com torcida única. Sabendo disso, o Palmeiras divulgou uma nota oficial discordando do pedido e disse que vai até a CBF para que o Verdão não seja “prejudicado”.
Veja a nota oficial do Palmeiras
“A Sociedade Esportiva Palmeiras tomou conhecimento da recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) para que o jogo de quarta-feira (4) contra o Cruzeiro, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, seja disputado sem a presença de palmeirenses no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
O Palmeiras discorda veementemente da sugestão do MP-MG e tem convicção de que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em respeito à isonomia da competição, trabalhará em conjunto com as autoridades de segurança pública do estado para assegurar que a partida em questão, de caráter decisivo, tenha torcedores dos dois clubes – a exemplo do jogo disputado entre as equipes pelo primeiro turno do Brasileirão, no Allianz Parque.
Cruzeiro x Palmeiras, pelo Brasileirão Betano, segue com essa indefinição sobre a presença da torcida do Verdão. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
Cabe salientar que ainda no dia 19 de novembro, logo após o vice-governador de Minas Gerais defender publicamente a realização da partida da próxima quarta-feira com torcida única do Cruzeiro, o Palmeiras enviou ofício à CBF contestando a ideia e sugerindo que, em último caso, se verificada a incapacidade do governo mineiro de garantir a segurança dos palmeirenses no estádio, a entidade determinasse a alteração do local do jogo para uma cidade de outro estado.
O Palmeiras não aceita ser penalizado esportivamente em razão de um crime ocorrido em uma rodovia, em um dia no qual o atual bicampeão nacional nem sequer entrou em campo“.
Partida decisiva
Por fim, o confronto entre Cruzeiro e Palmeiras tem traços de ‘decisão’ para ambas as equipes. Isso porque, enquanto o Verdão segue sua caça ao Botafogo, que lidera o campeonato com 73 pontos, três a mais que o Alviverde.
Pelo lado do Cabuloso, o time de Fernando Diniz precisa somar os três pontos para conquistar uma vaga para a próxima Copa Libertadores. Vale destacar que o time mineiro ocupa a sétima colocação, com 48 pontos.
Veja também
Gabriel Jesus pode estar de saída do Arsenal e situação chega ao Palmeiras