A Argentina é tricampeã Mundial! Neste domingo (18), Scaloni e companhia conquistaram mais um título para os Hermanos em uma partida eletrizante que está sendo considerada a melhor final da história, com ao todos três gols para cada lado e decidido nos pênaltis por 4 a 2.
E isso foi o suficiente para mostrar o lado torcedor de narradores e comentaristas das rádios e TVs argentinas. Durante a transmissão ao vivo após a consagração foi possível ver de tudo um pouco: choro, palavrão, referências a Diego Maradona e uma felicidade pelo desempenho de Lionel Messi e seus companheiros. Em um compilado de notícias feito pelo colunista Tales Torraga, do UOL Esporte, estava o comentário do técnico César Luis Menotti, campeão da Copa de 1978, no canal de TV C5N. Para ele, a Argentina “jogou como manda a história”.
Já na transmissão da Rádio D Sports, o locutor Sebastián Vignolo fez questão de enfatizar um termo muito comum entre os hermanos: “Estamos brindando a vitória do futebol champanhe”, cravou, ainda no fim do primeiro tempo, quando o técnico francês, Didier Deschamps, começou a mexer no time. A expressão é o que mais se assemelha de “jogo bonito”, em português.
Leia mais: Apesar do vice, Mbappé atinge marca histórica na Copa do Mundo e iguala feito de Geoff Hurst e Pelé
Além disso, o lendário narrador Victor Hugo Morales proferiu as seguintes palavras na Rádio Nacional: “Que energia, que time sério. Os franceses querem inventar alguma coisa e os argentinos não deixam”. Bom em uma coisa todos na mídia do país vizinho concordam que Messi é realmente um patrimônio da humanidade.