O futebol brasileiro é sem dúvidas um dos mais competitivos do mundo por inúmeros fatores. Alguns deles envolvem a qualidade dos jogadores, das equipes e, é claro, dos treinadores. E foi justamente os comandantes que foram o foco de um atleta que está livre no mercado atualmente: o volante Rômulo Caldeira.
Em participação no Resenha ESPN, exibido nesta sexta (10), o ex-Cruzeiro avaliou o trabalho de alguns técnicos no Brasil e citou Paulo Pezzolano, seu ex-comandante na equipe celeste. Para o jogador, o futebol brasileiro tem um problema que os clubes e os profissionais do país precisam resolver.
“Se não me engano, 50% dos treinadores de Série A são estrangeiros, então os brasileiros estão ficando para trás. Não sei se é uma falta de vontade dos brasileiros de tirarem certificado na Europa… A principal dificuldade que eu vejo é a capacidade de leitura tática. Na Europa, eles aprendem isso desde cedo”, ponderou.
Com passagem recente pelo Cruzeiro, Rômulo não deixou de falar sobre o técnico Paulo Pezzolano, responsável por conduzir a equipe mineira de volta à Série A do Brasileirão de 2023. “O Pezzolano é um treinador preparado, precisa evoluir ainda, principalmente na parte leitura defensiva, mas ele está no início”, comentou.