Sem Mundial e lutando contra rebaixamento
O ano do centenário do Athletico-PR não tem sido como o esperado. No compromisso mais recente foi superado por 1 a 0 pelo Fluminense, em duelo atrasado da 17ª rodada do Brasileirão Betano, sendo o cinco revés consecutivo e o sexto jogo sem vencer.
Com o resultado a equipe entrou na zona de rebaixamento e ocupa a 18ª colocação com 31 pontos em 29 jogos. Outro detalhe é que o Furacão acabou eliminado nas quartas de final da Sul-Americana após ser goleado por 4 a 1 pelo Racing, no jogo de volta na Argentina.
Diante desse cenário, veio à tona uma antiga promessa de Mário Celso Petraglia, em dezembro de 2015, que na ocasião era candidato à presidência do rubro-negro paranaense. Esperançoso com o futuro do Furacão, Petraglia projetou um título mundial antes do centenário do clube.
“Fomos campeões da Série B e A (do Brasileirão), quase fomos bicampeões dentro de dez anos prometidos, vice-campeões da Libertadores. Essa família atleticana sabe o que é melhor e quem merece a confiança. Seremos até o nosso centenário campeões do mundo”, disse na ocasião em entrevista à Banda B.
Estatisticas e sequência preocupam
Sem chances de cumprir a sua promessa a realidade da equipe é amarga. De acordo com levantamento do Departamento de Matemática do UFMG, as chances de rebaixamento do Athletico-PR são de aproximadamente 48%, estando em situação melhor apenas que o Atlético-GO (99,53%) e Cuiabá (83,8%).
Apesar disso, o Furacão tem apenas um ponto a menos que o Vitória, primeira equipe fora do Z-4 e com isso precisa virar a chave, vencer os próximos compromissos e torcer pelo tropeço da equipe baiana, com quem, inclusive, terá um confronto direto na 32ª rodada do Brasileirão Betano, na Ligga Arena, no dia 02 de novembro.
Antes disso, o Athletico-PR enfrenta o Cruzeiro, na Arena da Baixada, neste sábado (26), às 18h30, pelo horário de Brasília. Vale destacar que a última vitória do rubro-negro sobre a Raposa foi em julho de 2019, no último encontro pelo primeiro turno do Brasileirão desta temporada, o clube mineiro venceu por 2 a 0.