A transformação do Cruzeiro em SAF, é algo que gerou muitas expectativas nos torcedores e na mídia brasileira, principalmente pelo sócio majoritário ser Ronaldo. O desempenho abaixo do esperado fez a Raposa sofrer inúmeras críticas, principalmente após o Alviceleste ser eliminado nas semifinais do Estadual para o América-MG.

Entretanto, antes do rebaixamento e da mudança nas diretrizes do clube, a Raposa viveu bons momentos na década passada. Em 2009, chegou a final da Libertadores, porém foi derrotado pelo Estudiantes de La Plata, da Argentina, o vice-campeonato ainda assola alguns jogadores da época, dentre eles o lateral-direito Jonathan, que expos um bastidor polêmico sobre aquela decisão.

“Fomos vice-campeões em 2009, e isso foi muito frustrante para mim como profissional, porque eu tinha objetivos como atleta a cumprir e também como pessoa Jonathan. Porque eu pensava com aquele prêmio comprar uma casa para minha mãe, e aí eu saí daquele jogo, eu vi atletas sorrindo, e aquilo me magoou demais e aquilo mudou minha chave. Porque eu via o futebol como torcedor. Porque eu jogava no time do meu coração e eu via como torcedor. Quando aconteceu aquilo, e eu vi jogadores sorrindo, como se nada tivesse acontecido, do Cruzeiro, mudou minha chave” disse o jogador no Podcast Cassoni Brothers

Fábio já era um dos líderes do grupo naquela época, junto com Jonathan, que também era destaque, comandaram o setor defensivo da equipe. Após empatar em 0 a 0 o primeiro jogo, o Cruzeiro levou a virada dos argentinos e saiu derrotado por 2 a 1.